Educação na era digital

725

A tecnologia em geral, as ferramentas digitais e a inteligência artificial não foram construídas para melhorar a vida humana?

Nossa vida está impactada negativamente pela falta de tempo, pelo estresse e pela ansiedade. Nossa vida apresenta mais tarefas para realizar e menos tempo livre para viver.

Em nossa vida, surgem mais pessoas sem casa para morar e comida para se alimentar. A nossa vida social demonstra aumento do medo da insegurança pessoal, da desinformação e desorientação. Mas a tecnologia em geral, as ferramentas digitais e a inteligência artificial não foram construídas para melhorar a vida humana?

Para um bom entendimento da palavra educação, precisamos relacionar com pedagogia, que tem um sentido na origem vinculado ao orientar ou conduzir a criança. O filósofo gregro Sócrates foi responsável por demonstrar a necessidade de substituir o sentido de  transmitir pelo sentido de refletir e construir.

No final do século XX um pensador mundialmente referenciado é Paulo Freire defendeu a reflexão, a construção e o protagonismo de quem aprende,  em um dos seus livros mais famosos,  Pedagogia do Oprimido.

Cabe lembrar que Sócrates foi preso e condenado à morte por suas ideias, que Paulo Freire foi preso e teve que fugir do Brasil porque contribuiu para entender as dificuldades da democracia no século XXI em que as pessoas não tinham cultura nem acesso a uma pedagogia de autoconstrução livre e democrática.

Somos resultados de memórias transgeracionais e de cuidados. Os limites da evolução humana estão condicionados aos referenciais epistemológicos, que são os sentidos conscientes e inconscientes que orientam nossa ação e nossa existência.

Você considera importante cultivar o hábito de pensar? Quais são os referenciais que te orientam? Para onde está indo e para para onde quer e pode ir?

Estamos inseridos em uma realidade em que o impacto das ferramentas digitais e da inteligência artificial devem ser analisadas.

A tecnologia, em geral, é uma maravilha da inteligência humana, foi construída para nos servir e não para nos escravizar. Refletir a este respeito é um hábito para quem deseja participar ativamente na construção da realidade das próximas gerações.

Você está sendo convidado para saber mais sobre estes assuntos que impactam a tua vida, na companhia de reconhecidas lideranças sociais e acadêmicas. Contamos com o seu engajamento:

Autor: Israel Kujawa

Edição: Alex Rosset

Professor universitário e da rede pública estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA