Um psicólogo não fala aquilo que você
quer ouvir ou o que você já sabe.
Seu compromisso profissional é o de identificar
suas dificuldades nas situações que você relata,
e a partir disso, ajudar a construir alternativas com você.

 

Em algum momento você já deve ter parado para pensar que de repente ir a um psicólogo não seria uma má ideia, ou ficou se perguntando: mas o que diabos um psicólogo iria adiantar de alguma coisa?

Se pararmos para entender o que um psicólogo tem a lhe oferecer, percebemos que o seu trabalho para com as pessoas, é o investimento nelas mesmas. Vejamos que, uma das mais difíceis ideias de se compreender é a ideia socrática do “conhecer-te a ti mesmo”.

Existe uma série de falácias que circulam pelos ouvidos frágeis como as que dizem que um psicólogo serve para te dar conselhos, ou que terapia em casal serve apenas para crises conjugais, ou mesmo que o psicólogo irá resolver todos os seus problemas. Essas não são verdades embora alguns acreditem que sejam. Um psicólogo pode lhe ajudar a abrir os caminhos para você conhecer um pouco melhor sobre a ti mesmo.

O conselho, no sentido formal da palavra, se refere à opinião, ensino ou aviso do que se deve fazer.

O papel do psicólogo em suas mais diferentes linhas da Psicologia Clínica não utiliza de conselhos em uma sessão de terapia.

Um psicólogo não fala aquilo que você quer ouvir ou o que você já sabe. Seu compromisso profissional é o de identificar suas dificuldades nas situações que você relata, e a partir disso, ajudar a construir alternativas com você. Isso se fundamenta em anos de estudo de técnicas do comportamento humano e funções mentais. Até porque, você pode não conseguir identificar suas próprias dificuldades e ficar sem entender nada sobre o que esta te trazendo sofrimento…  isso é mais comum do que parece.

Pouco se fala em Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional, ou mesmo Psicologia Jurídica ou Psicologia Social.

O fato é que a importância dessa área de conhecimento nos mais diferentes contextos políticos sociais é muito mais do que sinônimo de qualidade, de oportunidade, ou, seja o que você pensar sobre. Trata-se também, e diria que principalmente, de uma necessidade.

Procurar investir em caminhos para se construir um bom desempenho na relação professor-aluno, no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e o contexto escolar, é um sinal de avanço para a nossa educação.

Garantir uma boa gestão de pessoas em uma empresa ou organização, que visa satisfazer o seu modelo por completo, é valorizar o trabalho. Relacionar o conteúdo da mente humana com leis vigentes é aprimorar o nosso entendimento na aplicação da Psicologia nos assuntos relacionados ao Direito.

Compreender como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras é qualificar a raiz de nossas políticas públicas. E aqui apresentamos, de maneira sucinta, a importância do profissional de Psicologia que tanto tem a agregar em nossa sociedade.

No dia 27 de agosto de 2018 completamos 56 anos, no Brasil, que a Psicologia é por direito uma profissão, sancionada pelo então Presidente João Goulart. Para todos os profissionais da Psicologia, eu quero desejar felicidade, mas principalmente dar os meus parabéns por todos os dias se dedicarem às suas demandas e compromissos.

DEIXE UMA RESPOSTA