Pai tem que ser pai.
Independente das circunstâncias.
O carinho. O amor deve prevalecer.

 

Vê com o teu pai, se ele te deixar você vai? Você vai ver quando teu pai chegar? Liga pro teu pai e vê com ele? Se o teu pai chega saber você vai ver!

Com essas frases, já conhecidas, que trago, para reflexão, o assunto paternidade. O que é? Segundo o dicionário Michaelis é a qualidade ou estado de ser pai. Realmente não se trata de algo simples.

Já posso começar a reflexão por essa definição que nem todos têm qualidade para ser pai e, por outro lado, tem aqueles que assumem o estado de ser pai. Inclusive uma mãe pode assumir o estado paterno. E quantas vivem isso? Centenas. Milhares. Essas são “Mais”. Pai e mãe.

Tem aquele pai agricultor que gastou suas mãos para dar o sustento. Trabalhava de sol a sol. Tisnado. Quando a tecnologia não chegava ao campo. Puxava feixes de soja nas costas. Trilhava milho e soja, cevando numa antiga trilhadeira. Quando chegava em casa pedia um beijo para seu filho. O filhinho dizia: “goto ruim, pai”. Claro, seu rosto estava lavado de suor.

O suor era seu sonho. O suor era a esperança. Chegava em casa a noite. Lavava-se na água fria do rio. Rio esse que levava a canseira. Devolvia a coragem para luta do amanhã. Era duro nas palavras. Mas o coração grande. O coração sensível. Podia não saber muito de teoria. Mas carregava uma faculdade na mente. Histórias brotavam a luz do lampião e do fogão de chapa. Seu maior triunfo eram os valores que passava. Nas maiores dificuldades, mantinha a calma.

Numa outra nuance, aparece o pai urbano. Sua vida é trabalho. Para que tanto trabalho? Para dar aos filhos o que eu não tive. A ânsia é tanta. Ele esquece a vida sofrida porque se enxerga no seu filho que se veste bem. Que pode estudar. Se precisar trabalhar dia e noite, mas meus filhos não passam necessidade. Sua maior alegria é ouvir de seus amigos de empresa: você criou muito bem seus filhos. Como eles são educados! Sua família é linda. Esse pai já não é aquele de outrora. Ele peca, muitas vezes, pelo excesso.

Por outro lado, tem o pai que formou outra família. Que paga pensão. A pensão não é tudo. O carinho de pai ainda vale. Ele se perde. Esquece que o filho quer um alô. Vou passar para passear contigo. Um abraço. Esse pai não pode esquecer que continua desempenhando sua função de pai.

Pai tem que ser pai. Independente das circunstâncias. O carinho. O amor deve prevalecer. Quando esse filho crescer vai cobrar isso.

Por isso que, logo no início, o dicionário refere-se ao estado de ser pai. Entendemos que até mesmo um irmão pode assumir um estado de pai. E não é difícil encontrar isso. Muitas vezes, quando ganhamos conselhos que nos impulsionam. Quando somos carregados. Ajudados.

Muitos irmãos são luz no fim do túnel. É alento de vida nova. É luar na escuridão. E quando tudo parece estar perdido vem esse irmão e faz enxergar as possibilidades. Esse irmão é pai. Esse irmão são seus braços. Esse irmão é pai que te tira do fundo do poço te levanta e te põe de pé.

Não importa o tipo de pai que você tenha. E não espere o tempo passar.  Se você tem vontade de fazer algo, tome essa atitude simples. Dar um beijo. Um abraço que nunca deu por timidez ou vergonha. O carinho não pode esperar. O tempo não para pra você decidir fazer depois. Mate a saudade. Ligue de um desejo de bom dia. Vá visita-lo. Diga um eu te amo.

A vida é curta. Não teremos nossos pais pra sempre. Ou seja aquele pai que você não teve. Infelizmente não teremos privilégios eternos. Um dia esse pai habitará apenas no bater dos nossos corações. Pense nisso!

Um dos grandes ensinamentos de meu querido e saudoso pai foi ter-me ensinado que, para sobreviver, precisamos de muitas poucas coisas, mas que precisamos nos apegar ao que é fundamental: a família e a comunidade.

De uma presença ausente: meu pai

 

Autor: Laércio Fernandes dos Santos

DEIXE UMA RESPOSTA