Israel Kujawa: evolução humana e social por meio da educação

1112

Israel Kujawa pauta sua trajetória e inserção social a partir do seu trabalho na educação, como professor da educação básica e do ensino superior, mas sempre associando as mesmas com as preocupações da realidade social na qual toda a sociedade está inserida.

Declara-se um humanista, pregando a necessidade de uma evolução humana e social, através da educação. Como mesmo afirma, “sou um defensor convicto da educação de qualidade, mas não existe educação de qualidade separada do social e do funcionamento institucional”.

Mais recentemente, por acreditar que a solução dos problemas sociais é complexa e precisa de ações políticas e de políticas públicas, Kujawa também desafiou-se a participar mais ativamente da política partidária, concorrendo a uma vaga de vereador na cidade de Passo Fundo, obtendo mais de 500 votos. Através de um sistema de rodízio do seu partido, o PT (Partido dos Trabalhadores), junto aos três suplentes de maior representatividade e votação, o PT (Partido dos Trabalhadores), assumiu a vereança por um mês, em junho de 2022. A vereadora eleita pelo PT na cidade é Eva Valéria Lorenzato.

Há pouco tempo atrás, construiu também seu canal no Yotube (https://www.youtube.com/channel/UCMQoomGetU04CXmolQjkjvA) para produzir conhecimentos que promovam a evolução humana e social, através da educação.

Durante este breve período na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Israel Kujawa fez a sua experiência como parlamentar. Nesta entrevista, conheça um pouco mais sobre ele e sobre sua trajetória por ele mesmo.

SITE NEIPIES: Conte-nos, brevemente, um pouco mais de tua trajetória de professor sempre ligada com as questões da realidade social em Passo Fundo.

Professor Israel Kujawa: Minha trajetória como professor tem várias etapas. Quando me formei em filosofia no ano 1992, tive uma certa dificuldade em me seguir na atividade profissional. Em 1995 entrei, via concurso, na rede pública estadual. Antes disso já tive uma experiência nos anos de 1993 e 1994, como professor num curso de graduação em filosofia.

Desde que comecei minha carreira profissional sempre priorizei espaços de estudo, fiz uma primeira especialização em filosofia, uma segunda especialização em linguística aplicada ao ensino da língua estrangeira.

Uma segunda etapa, está associada com experiências de gestão e gestão pedagógica na Educação de Adultos (extinto NEEJA) e uma atividade de assessoria pedagógica em educação popular. O mestrado em educação e a vinculação no ensino superior, como professor num curso de psicologia, representam uma outra etapa importante que me proporcionaram o doutorado e pós doutorado em um ciclo acadêmico que agregou muito na minha trajetória. Paralelamente, no final da década passada e início dessa, acumulei algumas experiências de gestão em secretarias municipais da habitação e do planejamento. Em todas as etapas orientei minha prática pedagógica aproximando e relacionando o individual ou social e o institucional.

SITE NEIPIES: Como e porque a política te cativa e te motiva para as ações cotidianas e de representação social e em defesa da própria educação?

Professor Israel Kujawa: A realização do doutorado em Psicologia Social Institucional me proporcionou um bom entendimento sobre o funcionamento das instituições. Nas minhas experiências e leituras sobre as relações entre os indivíduos e as instituições, aprendi que as instituições funcionam mais para auto perpetuação do que para atender as pessoas. Avalio que essa percepção me deu condições de atuação mais consciente e eficaz nos espaços institucionais. Sou um defensor convicto da educação de qualidade, mas não existe educação de qualidade separada do social e do funcionamento institucional.

SITE NEIPIES: Que importância teve o rodízio que o PT realizou em 2022 com os três suplentes de vereadores assumindo um mês de mandato parlamentar na Câmara de Vereadores de Passo?

Professor Israel Kujawa: O conceito de democracia, construído pelos gregos passou por experiências de evolução significativa. Por outro lado, experimentamos no século 20, amargos retrocessos com as ditaduras, impulsionadas pelo fascismo e materializadas no nazismo e no stalinismo.

A vida nos ensina que não somos nada sozinhos.A ocupação de espaços institucionais decorre de movimentos e atuações coletivas, por isto é justo que os espaços sejam democraticamente compartilhados. Nenhum vereador se elege apenas com seus votos individuais mas com a soma dos votos dos candidatos do seu partido. Deste modo, considero extremamente adequado a rotatividade entre os candidatos mais representativos.

SITE NEIPIES: O seu slogan como candidato à vereador foi: “quem é da educação, sabe seu papel. Esta é a razão pra votar no Israel”. Como traduziu esta ideia na atuação parlamentar neste mês de junho de 2022?

Professor Israel Kujawa: Gosto de me apresentar como um professor que decidiu ocupar os espaços institucionais da política para defender a educação. Ao sermos informados da oportunidade de ocupar a função de vereador por um mês, procuramos nos preparar com uma imersão na rotina regimental e no funcionamento da Câmara de Vereadores. O estudo do funcionamento da Câmara de Vereadores nos apresentou as atuações possíveis, as ações e os espaços prioritários a serem ocupados.

Em sintonia com a nossa trajetória e proposta do movimento iniciado em 2020 orientamos a nossa atuação pela narrativa que associa educação com o básico material como alimentação com habitação e com saúde. Um recorte central foi a cultura e o comportamento dos passofundenses em relação aos resíduos que individualmente produzimos. Os resíduos são fontes de renda e podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e no atendimento das necessidades básicas de milhares de moradores do nosso município. Esta constatação informando que 150 toneladas de resíduos são produzidos e não reciclados, significa renda desperdiçada.

Conversamos ainda com as lideranças sociais e as instituições ambientais que têm trajetória na educação ambiental. Dialogamos com diversos secretários, educação, habitação, obras e meio ambiente apresentando indicativos concretos para darmos alguns passos na superação dos desperdícios e no atendimento do básico para as pessoas que passam por necessidades.

SITE NEIPIES: Qual foi a importância do reconhecimento ao trabalho social da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo em Sessão Solene realizada no dia 21 de junho de 2022?

Professor Israel Kujawa: Ao dialogarmos com as cooperativas de recicladores, que fazem um trabalho digno e extremamente significativo do ponto de vista pedagógico e material, percebemos que a Cáritas foi uma das grandes propulsoras destas iniciativas. Como professor, como pai e liderança social, me sinto desafiado a pensar e propor caminhos para a melhoria da qualidade de vida. Com 60 anos de atuação, a Cáritas se apresenta como a principal instituição que atua nesse recorte e apontar caminhos para que os cidadãos conquistem o básico e construam de forma comunitária a melhoria da sua das suas condições de vida.

Confira matéria já publicada no site: https://www.neipies.com/caritas-60-anos-de-trabalho-resistencia-esperanca-e-profecia/

SITE NEIPIES: Quais foram as prioridades e iniciativas neste mandato parlamentar de um mês?

Professor Israel Kujawa: Revisitamos as ocupações e conversamos com lideranças, intermediando demandas das mesmas com o poder público municipal. Revisitamos e intermediamos as demandas das cooperativas de recicladores. Escutamos e nos apropriamos da trajetória de atuação das entidades ambientais e assistenciais do município. Dialogamos com os principais secretários municipais intermediando as demandas recebidas. Apresentamos e aprovamos na Câmara de Vereadores indicativos para que o executivo atualize o Plano Municipal de Gestão dos resíduos sólidos e o Plano Municipal de Educação.

SITE NEIPIES: Na sua visão, por que é importante votarmos em representantes dos professores e professoras no legislativo (Câmaras de Vereadores, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados)?

Professor Israel Kujawa: Nosso país está afetado por retrocessos no conjunto das políticas públicas voltadas para as camadas sociais com mais necessidade material. Nosso país está afetado por retrocessos nas políticas públicas de educação e na desvalorização dos seus profissionais, as instituições educacionais sofreram um processo de desqualificação. O melhor caminho para nos recuperarmos deste retrocesso passa pela participação na política com ação dos sujeitos, diretamente envolvidos com a temática, não apenas de atores políticos que não tem qualificação nem vivência na educação.

SITE NEIPIES: Qual é a importância de tua pré-candidatura a deputado federal para a cidade de Passo Fundo e para toda a nossa região?

Professor Israel Kujawa: A democracia do nosso país está fragilizada. O aperfeiçoamento da mesma passa por uma evolução na representatividade. A crise de lideranças qualificadas, com vínculo social regional compromete a representatividade e a democracia. A nossa trajetória com mais de três décadas de atuação social e educacional, em dezenas de escolas de educação básica e ensino superior nos credencia como uma opção para qualificar a representatividade regional.

SITE NEIPIES: Que mensagem deixas a todos os cidadãos e cidadãs da cidade de Passo Fundo e de toda região?

Professor Israel Kujawa: Me apresento como uma pessoa orientada pela esperança, pelo otimismo e pelo entusiasmo. Estou certo que nosso poder individual de mudança das condições materiais é pequeno. Estou certo, também, que o social não é natural, mas construído pela ação humana. Disponibilizo, para o conjunto da comunidade regional, uma trajetória que protagonizou movimentos com construções sociais, institucionais e comunitárias. Aproveito o espaço para sugerir que você, leitor ou leitora desta matéria, se engaje em nosso movimento ou em movimento para qualificar a representatividade política, contribuindo para a evolução humana e social por meio da educação.

Edição: Alexsandro Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA