Escutar a juventude deve ser uma metodologia de escola

2061

Estas sinopses de estudantes, que seguem publicadas, intencionam convidar mais professores e professoras e estudantes, principalmente de escolas públicas do Brasil, para que vejam, discutam e trabalhem, em sala de aula, o documentário “Nunca me sonharam” e possam também refletir sobre sonhos, possibilidades e superação de dificuldades a que estão sujeitos todos os adolescentes e jovens.

Escrevo esta matéria com o objetivo de reforçar o alerta já anunciado por muitos estudiosos e especialistas, ao longo dos últimos anos: a necessidade de promovermos uma educação no Ensino Médio que valorize os estudantes, fazendo-os protagonistas dos seus conhecimentos e de suas histórias. Escrevo também para relatar uma prática pedagógica com estudantes do Ensino Médio onde estes foram provocados a produzir conhecimentos a partir do Documentário “Nunca me sonharam”.

Em novembro de 2020, passei a compor a equipe de Redatores do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (ver aqui: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf), com 20 horas semanais de minha carga horária dedicadas, exclusivamente, à escrita do documento, até o final do ano de 2022. Foi uma experiência incrível, com muito conhecimento e aprofundamento de conceitos sobre educação e os desafios de implantar um novo desenho do Ensino Médio, agora contemplando a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos.

Foi justamente neste início de trabalho como redator do Referencial Curricular Gaúcho que me foi apresentado o Documentário “Nunca me sonharam’, do diretor Cacau Rhoden (veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=aE2gOo9rW1w).

Encantei-me com as diversas perspectivas, possibilidades e olhares sobre as juventudes e sobre os desafios de uma educação mais interessante para eles, os jovens do Ensino Médio. Ao voltar para sala de aula, em meados de 2023, com turmas de segundo ano do Ensino Médio, em aulas do componente curricular Projeto de Vida, fiz deste documentário um material de apoio e suporte às reflexões sobre as escolhas dos jovens frente às suas diferentes realidades.  

Combinei com estes estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Instituto estadual Cecy Leite Costa que construiríamos um “produto final” depois das análises e discussões do Documentário: a construção de sinopses.

Estas sinopses, que seguem publicadas, intencionam convidar mais professores e professoras e estudantes, principalmente de escolas públicas do Brasil, para que vejam, discutam e trabalhem, em sala de aula, o documentário “Nunca me sonharam” e possam também refletir sobre sonhos, possibilidades e superação de dificuldades a que estão sujeitos todos os adolescentes e jovens.

Acredito, como disse uma professora que participou do Documentário, que “escutar a juventude também deve ser uma metodologia de escola”.

Confira o que escreveram os jovens estudantes sobre o Documentário “Nunca me sonharam”. Estas sinopses foram selecionadas entre os estudantes de 04 turmas do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Cecy Leite Costa, do turno da Manhã.

***

O documentário “Nunca me sonharam” explora o cenário da educação pública do brasil. Lançado em 2017, aborda a realidade das escolas públicas no país e dá voz a estudantes, professores e responsáveis, mostrando a falta de recursos e a importância da educação para o futuro dos jovens. Oferece uma visão crítica e reflexiva sobre o sistema educacional do país, além de destacar histórias inspiradoras de jovens que superam todo tipo de adversidades para construir um futuro melhor. (estudante Iasmin Soldá)

**

“Nunca me sonharam” é um documentário que apresenta as dificuldades vividas por estudantes de escolas públicas brasileiras. O documentário é protagonizado por diversos membros das comunidades escolares como estudantes, coordenadores, diretores e diretoras, vistos em rotinas diárias que se passam numa escola e as implicações que estas tem em suas vidas pessoais. As dificuldades passadas: sociais, econômicas e mentais impedem, muitas vezes, estes jovens de realizarem seus sonhos. Mas a determinação destes transforma sonhos em realidade. As ideias e os sonhos dos jovens são retratados em todo o documentário, mostrando que, mesmo sem o apoio esperado e sonhado, seus sentimentos e vontades permanecem fortes. (estudante Artur B. Costa)

**

O documentário retrata como é a realidade dos jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas do Brasil, mostrando dificuldades sociais e econômicas que estes passam, evidenciando pontos de vista diferentes. Mostra também como a escola pode ter um papel importante e uma influência na vida dos jovens, acolhendo-os e incentivando-os, para que assim possam se permitir sonhar. (estudante Nicolas Ribeiro Lima)

**

“Nunca me sonharam” é um documentário impactante. Com uma abordagem sensível e honesta, mostra as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em busca de uma educação de qualidade. Além de depoimentos de estudantes, professores e especialistas, somos levados a refletir sobre os desafios enfrentados nas escolas públicas. Aparecem questões sociais como desigualdade e falta de oportunidades para jovens de comunidades carentes. “Nunca me sonharam” é uma obra indispensável para compreendermos a realidade educacional brasileira e refletirmos sobre possíveis soluções para transformar esta realidade”. (estudante Elisa R. Rezende)

**

Dirigido por Cacau Rhoden, o documentário mostra, além das histórias contadas por estudantes de escolas públicas do país, uma denúncia de descaso com a juventude. Estas histórias são capazes de gerar identificação com a gente e com as injustiças socais pelas quais passa a juventude. O documentário é um misto de alegria e de espanto, denúncia e falta de cuidados com a juventude. Com tudo isso, ele se torna um material necessário para conscientizar a população do cuidado com as próximas gerações, tanto do mundo quanto do amado Brasil”. (estudante Amanda Costa)

**

**

“Nunca me sonharam” retrata os sonhos dos jovens estudantes do nosso país. Histórias de jovens em realidades diferentes, pensamentos diferentes e sonhos muito parecidos. Apesar das dificuldades, os jovens não deixam de sonhar e pensar num futuro melhor. O documentário passa um pouco de esperança para os jovens, mas se olharmos a realidade de nosso país, a maioria desses jovens não conseguirá realizar seus sonhos. Isso é algo realmente deprimente e triste, mas não deixa de ser a realidade da maioria dos jovens. (estudante Maria Eduarda Weber)

**

Amor por um futuro, é isso que o documentário traz, o desejo e a necessidade de se sonhar.

Documentário “Nunca me sonharam” traz à tona a vivência da juventude brasileira que tem muita dificuldade em sonhar ou ser sonhada. A experiência trazida no documentário demonstra o interesse os mestres pelos seus discípulos (dos professores pelos estudantes), incentivando que os mesmos sonhem e ultrapassem os limites da realidade onde vivem. Amor por um futuro, é isso que o documentário traz, o desejo e a necessidade de se sonhar. E você? Já se sonhou hoje? (estudante Francisco E. Teixeira Filho)

**

“Nunca me sonharam” conta a realidade das escolas e dos jovens estudantes de hoje em dia, apresentando as lutas e as dificuldades que todos passam. O documentário também conta como o estudo pode e deve auxiliar os adolescentes e jovens na sua trajetória de vida, com esperança no futuro e nos seus sonhos, trazendo reflexão e emoção aos telespectadores, fazendo com que estes queiram assistir cada vez mais. (estudante Amanda Borges Mateus)

**

“Nunca me sonharam” é um poderoso documentário brasileiro que explora o sistema educacional do Brasil através de histórias de estudantes, professores e comunidades. Revela os desafios e esperanças daqueles que lutam por uma educação de qualidade e mostra a importância de sonhar grande para alcançar um futuro melhor. Este inspirador documentário convida a refletir sobre a importância de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes e nos motiva a sermos agentes de mudança no sistema educacional brasileiro. (estudante Jesús Ernesto Ramirez Gomez)

**

O documentário retrata a realidade dos estudantes do ensino público, proporcionando reflexões sobre o pouco investimento e incentivo que os jovens recebem para dar conta dos desafios da educação e da busca por um futuro melhor. É possível compreender e identificar-se com as condições adversas e precárias relatadas no documentário, pois estas são, muitas vezes, o que causa desmotivação dos jovens para sua qualificação pessoal e profissional. (estudante Larissa Barrill)

**

Sonho de um país mais justo e igualitário começa nas salas de aula.

É um documentário que aborda de forma emocionante e reveladora a realidade do sistema educacional brasileiro. Ele mergulha nas vidas dos estudantes, professores e especialistas, mostrando o impacto da educação em suas trajetórias. O documentário mostra a falta de recursos nas escolas, como também o poder que a educação tem para transformar vidas e romper ciclos de desigualdade. “Nunca me sonharam” é um poderoso documentário que alerta a todos da importância de investir na educação como forma de construir um futuro melhor para nosso país. Através de histórias reais e emocionantes, somos lembrados de que o sonho de um país mais justo e igualitário começa nas salas de aula. (estudante Leonardo Argenta Fortes)

**

O documentário “Nunca me sonharam” apresenta adolescentes e jovens com pouca perspectiva e esperança de um futuro próximo, com poucos sonhos e planos. Retrata também a realidade da educação brasileira, pondo assim, em destaque, o porquê dos estudantes deixarem a escola. Contudo, mesmo com todos os problemas e desafios, cada estudante quer apenas encontrar um lugar para descobrir suas vocações e seus sonhos. Os jovens querem sonhar e ser sonhados. (estudante Laura Grando)

**

O documentário dá vozes aos estudantes, professores e gestores, enquanto explora os desafios enfrentados pelo sistema educacional no Ensino Médio. Busca, também, mostrar a importância da educação como meio de transformação social e discute algumas questões como a falta de estrutura nas escolas, a desmotivação dos estudantes e a necessidade de valorizar o papel dos educadores e professores na formação dos jovens. (estudante Samuel Amorin)

**

Este documentário brasileiro, lançado em 2017, destaca os desafios enfrentados por jovens e professores em escolas precárias e aborda temas como desigualdade, falta de recursos e importância da educação para o desenvolvimento do país. O documentário oferece um olhar crítico sobre a realidade e busca promover discussões para possíveis melhorias e soluções para a educação no Brasil. (Wesley Nunes M.)

**

No documentário podemos observar as condições precárias que muitos adolescentes vivem, muitos com dificuldades de ir para a escola por causa da distância e de outras realidades de carência. Ao mesmo tempo, vemos os professores e professoras abordarem o que pensam destes jovens e da realidade vivida por eles. Apesar de levarem uma vida cheia de dificuldades, os adolescentes e jovens não desistem de sonhar. Muito antes, pelo contrário, sonham para alimentar uma visão boa de futuro. (estudante Marjory Badalotto)

**

“Nunca me sonharam” traz um olhar profundo sobre a realidade das escolas públicas do Brasil, através do relato de histórias dos estudantes, funcionários e professores. O documentário explora os obstáculos de estudantes que buscam uma educação de qualidade, tendo que lidar com a falta de recursos, violência e dificuldades socioeconômicas. Ao mesmo tempo destaca o papel fundamental dos educadores e professores na vida destes estudantes para que não deixem de sonhar.

Estas sinopses, acima publicadas, intencionam convidar mais professores e professoras e estudantes, principalmente de escolas públicas do Brasil, para que vejam, discutam e trabalhem, em sala de aula, o documentário “Nunca me sonharam” e possam também refletir sobre sonhos, possibilidades e superação de dificuldades a que estão sujeitos todos os adolescentes e jovens.

Assista também:  Educação é um Direito | websérie Nunca Me Sonharam | Instituto Unibanco | LEG: https://youtu.be/FG23FkuTlz4?list=PLggyRMb5eNeK7Oq2NA-lRr2FWrdTeBl1-&t=140

 Créditos:

  1. Fotos dos estudantes do Instituto Estadual Cecy Leite Costa: Douglas Pereto/ https://www.instagram.com/cecynarede/
  2. Fotografias publicadas entre as sinopses: Divulgação/ Documentário Nunca me Sonharam: https://youtu.be/wNkB7RVXLJw?t=14

Edição: A. R.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente prof. Nei Pies! Parabéns pelo trabalho pedagógico e por traduzir esta linda experiência, com o testemunho dos principais atores. No Pacto Educativo Global, o Papa Francisco apresenta a proposta de “ouvir as gerações mais novas (crianças, adolescentes e jovens) para juntos construir um futuro de justiça e de paz, uma vida digna para cada pessoa”. Este é um caminho de transformação e de esperança!

DEIXE UMA RESPOSTA