Estudante Êmily: conhecimentos para pensar futuro do Planeta e humanidade

2152

Como professores e professoras, incentivadores/as continuaremos enaltecendo o potencial de cada um dos nossos alunos, dizendo todos os dias o quanto são capazes, são especiais, são queridos e amados, para que realizem os seus sonhos e sintam-se acolhidos pelo conhecimento. (Professora Ana Paula Pedroso)

A estudante Êmily Risson Zanella, da EMEF Dom José Gomes, da rede municipal de Educação de Passo Fundo é uma das estudantes selecionadas para participar da Missão Educadora, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo. Ela representa a área de Conhecimento Ciências da Natureza.

Os 05 estudantes da rede municipal de Passo Fundo vão representar Passo Fundo na próxima Missão Cidade Educadora, apresentando projetos da cidade para outros lugares do mundo. Em 2024, estes estudantes participarão de uma viagem à Suíça. Os estudantes selecionados são de sétimos anos, se prepararam durante o ano todo e obtiveram o melhor desempenho em cada área do conhecimento em suas escolas, participando, por fim, de um hackathon durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT).

Destacamos o protagonismo dos estudantes e a construção de conhecimentos, apoiados por seus professores e professoras e pelas direções e coordenações das escolas. Este reconhecimento representa todo o empenho e trabalho dos professores e das professoras de Ciências da Natureza que atuam em nossa rede municipal de Passo Fundo, RS.

***

A estudante Êmily explica o que viveu neste processo de seleção para o qual se preparou e com disposição, alimentando um sonho seu.

“Este prêmio para mim, foi uma grande conquista e esta oportunidade que a Prefeitura nos deu é incrível! Eu nunca imaginei que alcançaria uma conquista dessas… Tenho muito orgulho de mim e isso me fez perceber que quando você vai atrás de seus sonhos, você ultrapassa barreiras!”

***

A mãe Agnes Risson reconhece o mérito de sua filha e manda um recado importante aos pais e mães de estudantes.

“Agradeço imensamente esta oportunidade única de incentivo aos estudos que a Prefeitura de Passo Fundo oferece aos seus alunos da rede municipal de ensino, através da missão ” Cidade Educadora”. Eu, como mãe de uma das alunas vencedoras, só tenho a agradecer pela filha dedicada e estudiosa que Deus me deu. E como mãe, gostaria de deixar uma dica:  deem tempo de qualidade aos seus filhos, pois eles querem e precisam de amor e atenção! E mostrem a eles que a educação é o melhor caminho para o futuro!”

***

O coordenador pedagógico Jonas Antonio Cantu destaca a caminhada da estudante na escola.

“A dedicação e a força de vontade da Emily durante a caminhada de Êmily como estudante na escola Dom José Gomes são evidentes e sua premiação foi uma consequência por tudo o que ela se doa aos estudos e à sua formação”.

***

A diretora Veridiana Giaretta Miotto destaca que foi gratificante participar da Missão Cidade Educadora, pois conseguimos auxiliar, incentivar e oportunizar às crianças a mostrarem suas capacidades e a ter novas experiências.

Os alunos participantes se dedicaram ao máximo e a nossa aluna vencedora Emily foi merecedora desta premiação devido a todo o seu empenho e dedicação ao longo de sua caminhada escolar. Também acho importante destacar o apoio dos pais que a incentivaram muito”.

***

A professora Professora Ana Paula Pedroso, que acompanhará a estudante Êmily na viagem à Suíça reflete sobre a importância dos professores e professoras para o despertar das potências e das habilidades em cada um e em todos os estudantes, bem como coloca alguns desafios para educação contemporânea.

“A Educação é a essência emocional e intelectual que impulsiona os sonhos e trilha caminhos na evolução do ser humano. Além das trocas de conhecimentos com os estudantes, acredito que em mundo tomado pela violência e pelo obscurantismo, o fundamental está no desenvolvimento das habilidades de ser empático e de fato humano.

O Ubuntu nos ensinou que a cooperação é a mais bela escolha, porém está distante da realidade contemporânea, portanto, lidar com a competitividade é um desafio imenso para a Educação atual.

Fazer parte das conquistas dos nossos alunos é muito emocionante enquanto professora idealista que sou, estou feliz em ver o brilho no olhar especialmente da Êmily que é uma aluna estudiosa e dedicada, também o entusiasmo dos demais estudantes.

Como incentivadores que somos enquanto profissionais da área da Educação, (a mais linda e importante profissão intelectual, pois somente ela é capaz de gerar todas as outras profissões existentes no Planeta Terra), continuaremos enaltecendo o potencial de cada um dos nossos alunos, dizendo todos os dias o quanto são capazes, são especiais, são queridos e amados, para que realizem os seus sonhos e sintam-se acolhidos pelo conhecimento.

Agradecemos e parabenizamos a SME pela Missão Cidade Educadora que está oportunizando a experiência de novas culturas e saberes”.

Em 02/12/2023, editamos matéria com estudante Bernardo Micheletto, da EMEF Zeferino Demétrio Costi, selecionado pela área de conhecimento Ciências Humanas. Leia também: https://www.neipies.com/estudante-bernardo-orgulho-da-familia-e-da-escola/

Fotos: Divulgação EMEF Dom José Gomes/arquivo pessoal Ana Paula Pedroso.

Edição: A. R.

DEIXE UMA RESPOSTA