Educação infantil: dedicação, amor e qualidade pedagógica

1875

Enir Tormes é professora de educação infantil na rede municipal de Passo Fundo, trabalha com a turma Pré 2, com crianças da faixa-etária de 5 anos, na Emei Sonho Encantado, em Passo Fundo, RS.

Como professora, sempre priorizou a educação da qualidade, onde muitas vezes teve que utilizar de recursos próprios para qualificar sua prática pedagógica, onde investiu muita na profissão, fazendo formações, comprando livros e materiais para poder ofertar aprendizagens significativas junto às crianças.

Sempre gostou de contar histórias e foi aperfeiçoando as técnicas para envolver, ao máximo, as crianças.

Agora, com o isolamento físico e social, a professora Enir continuou se desafiando e buscando mecanismos de continuar aprimorando seu fazer pedagógico. Como forma de manter vínculos com as crianças, mesmo sem conhecimentos técnicos prévios para gravar, editar e postar vídeos, criou um canal no youtube com o nome “Contando e recontando” Prô Enir.
Acesse aqui.

A iniciativa vem contribuindo para o desafio de estar interagindo com alunos via espaços virtuais, nos quais a rede Municipal de ensino vem implementando o uso de da plataforma Google Classroom para envio de materiais e aulas às crianças, o que facilita já ter iniciado este processo via rede social, onde a contação de histórias é um excelente recurso.

Conheça Enir Tormes por ela mesma.

***

SITE NEIPIES: O que mais te realiza e o que mais te desafia como professora?

Professora Enir: Nestes trintas anos de profissão docente o que mais me desafia e me motiva é poder acompanhar o desenvolvimento desses pequenos seres durante essa etapa de sua vida. É incrível a capacidade de aprendizado das crianças, sua receptividade, seu carinho e sua pureza. Ver o brilho no olhar dos meus alunos a cada nova descoberta, as conquistas diárias e a superação diante das dificuldades me encanta.

Como profissional, o desejo de buscar novos conhecimentos e experiências sempre me levaram a estar sempre renovando minha ação, onde o tempo de profissão nunca foi um limitador, nunca me acomodei! 

Vem sendo uma vida dedicada a profissão docente, sempre priorizei a preparação das minhas aulas, a busca de novos conhecimentos, onde muitas vezes a profissão foi colocada como prioridade na minha vida.

SITE NEIPIES: Qual é, na sua visão, a importância de uma educação infantil de qualidade para o desenvolvimento integral das crianças?

Professora Enir:  A Educação Infantil é fundamental e essencial porque desenvolve um papel de relevância na formação humana e social da criança.

É nesta fase que a criança desenvolve-se fisicamente, socialmente, cognitivamente e emocionalmente.

A Educação Infantil é fundamental para demais fases do desenvolvimento que irá influenciar no desempenho escolar futuro das nossas crianças, além de cumprir como base para formação da vida adulta, lembrando que estudos apontam que é por volta dos 5 anos que formamos a nossa personalidade.

Aqui cabe um alerta, pois a escola é o primeiro ambiente que os pequenos têm contato fora de casa e onde irão socializar-se de forma mais intensa e frequente, sendo a porta de entrada de descobertas de um novo mundo, os profissionais da educação infantil tem uma grande responsabilidade em suas mãos.

SITE NEIPIES: Conte-nos um pouco do seu amor à profissão, sobre os investimentos que sempre fizeste para dar o melhor que podes para as aulas com as crianças.

Professora Enir: Como falei anteriormente, sempre investi muito tempo e meus recursos financeiros na compra de equipamentos, livros, materiais pedagógicos, o que me chateia, pois abrimos mão muitas vezes de estar com nossas famílias, no exercício de uma profissão que não é valorizada.

Professor no nosso pais é muito mal remunerado, onde pagamos para trabalhar.

Nesta pandemia, estamos tendo que nos reinventar, no entanto, com recursos próprios.

Na faixa-etária que trabalho tenho feito formações especificas, como musicalização, contação de histórias, psicomotricidade para aperfeiçoar meu trabalho, no entanto, com pouca valorização.

Quando falo que fico chateada é porque não é fácil ser professor, não é fácil ter que se reinventar diariamente, onde se quisermos dar uma boa aula temos que ir atrás da formação, livros, jogos e ainda levar para sala de aula todos os equipamentos.

Eu invisto, mas não acho que é justo, temos que ter investimento na educação, formação de qualidade e professores valorizados.

SITE NEIPIES: Quando, como e porquê decidiste criar um canal no yotube para guardar e depois compartilhar as tuas contações de histórias?

Professora Enir: O canal veio com os novos desafios de estar buscando outras formas de interação com as crianças, compartilhar minhas práticas pedagógicas e contribuir com educação de qualidade.

Nas nossas escolas acontecem muitas coisas boas que muitas vezes ficam restritas às salas de aula, com canal no youtube tenho conseguido compartilhar meu trabalho, interagir com as crianças e desafiar outros professores(as) a revelar sua prática.

Meu canal do youtube reflete o meu fazer pedagógico de forma virtual, diante do que é possível, neste momento de pandemia.

SITE NEIPIES: Que projetos tens para o uso da plataforma digital para as aulas remotas e à distância?

Professora Enir: O desafio de fazer o canal do youtube foi me instrumentalizando a utilizar e explorar as ferramentas digitais, o que vai me ajudar a utilizar de forma mais atraente, interessante e lúdica na plataforma, de forma a atender melhor as especificidades da criança pequena. 

Por se tratar de crianças pequenas a metodologia e a abordagem é diferenciada, pois quem irá acessar a plataforma e registrar as atividades serão os pais, que muitas vezes, também terão suas limitações quanto ao uso das ferramentas ou a ter acesso aos recursos necessário como internet e/ou computador. Nem sempre os pais irão conseguir acompanhar ou ter paciência ou disposição para orientar e auxiliar nas tarefas.   

Quantos aos projetos pretendo trabalhar de forma criativa, humanizadora e participativa, onde estarei disponibilizando minhas histórias, músicas, sequências didáticas e o meu tempo dentro carga horária para auxiliar as famílias na realização das atividades.

Ainda, tenho disponibilizando para colegas professores as atividades que venho postando no canal e na plataforma, estando à disposição para contribuir com este processo.

SITE NEIPIES: Como sua família vê, colabora e avalia o teu trabalho desde o tempo das aulas presenciais e agora à distância?

Professora Enir: Sempre tive minha família ao meu lado, me apoiando e contribuindo. Agora mais ainda na organização de um espaço adequado para as gravações.

Mas a prática diária vai nos dando experiência e conhecimento o que libera a família de algumas tarefas, como por exemplo, filmar, hoje já consigo fazer sozinha.

Confesso que nem sempre é fácil, pois acaba tomando muito tempo da nossa vida, produzir conteúdo, gravar, editar, baixar, divulgar…

Hoje trabalho muito mais que a minha carga horária, o que gera a nossa falta no ambiente familiar.

SITE NEIPIES: Que mensagem gostarias de deixar aos pais e mães de crianças que estão na educação infantil?

Professora Enir: É calma! Você não é não precisa ser professor, na sua casa; sejam pais!

De afeto, interaja e se comunique com seus filhos; aproveite para estarem juntos curtam a infância com eles!

SITE NEIPIES: Que mensagem gostarias de deixar aos colegas professores e professoras?

Professora Enir: Vocês não estão sozinhos, este momento irá nos fortalecer ainda mais, os desafios são para crescermos coletivamente, se permita acreditar que é possível, a tecnologia pode ser uma ótima aliada à nossa prática educacional.

SITE NEIPIES: Como imaginas o futuro da educação no pós pandemia?

Professora Enir: Não será fácil, muitos desafios, pois as dificuldades serão as mesmas, agravadas pela pandemia, mas espero que tudo isso sirva para revermos o que precisa ser mudado, avançar nas possibilidades de interação, que tenhamos mais condições de trabalho, participação das famílias e que a sociedade de o valor a Escola e ao professor!

“Nesse tempo em que estamos em casa, utilizar a internet vai ser o principal recurso de acesso à escola, mas para tudo precisamos ter limites, não podemos sobrecarregar nossas crianças. Tempo para brincar, para ler um livro, para ficar com a família, para jogar. Porque se a gente não medir (e falo isso tanto para pais quanto para professores), em pouco tempo estaremos todos esgotados mentalmente. Deve ser algo leve e prazeroso, a tecnologia é nossa aliada, não vamos virar escravos dela”. (Professora Graziela Bergonsi Tussi)
Leia mais clicando aqui.



Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA