A importância do fardamento escolar completo

1878

Calcemos os pezinhos das crianças
para que possam caminhar de encontro
a um futuro com menos pedras no
meio do caminho.


Alguns pais não têm dinheiro para comprar comida, imagine comprar roupas para os seus filhos. As crianças, quando repetem as suas roupinhas na escola, na maioria das vezes, recebem risinhos das demais. O pior é quando essas roupinhas têm furinhos ou são velhinhas. As crianças ouvem as outras sorrirem de si e começam a se sentirem estranhas naquele local onde deveriam sentir-se no melhor lugar do mundo.

A situação financeira das famílias brasileiras é difícil, muitos pais trabalham informalmente e o que ganham mal dá para comprar comida. Manter duas ou três crianças bem vestidas é impossível para um assalariado. Eu sei disso porque fui criança pobre e a minha mãe sempre remendava as nossas vestimentas à mão porque não tinha máquina de costura.

Toda criança quer vestir-se “bonitinha” como as demais, usar laço de fita no cabelo ou calçar um tênis que acenda luzinha ao pisar no chão, motivadas pela mídia desde a tenra idade já se tornam consumistas. Porém, isso é outro assunto que podemos em outra oportunidade.

O fardamento escolar é bastante importante às crianças que não podem todos os dias irem à escola com uma roupa diferente, sem contar que ele as identifica com o nome da escola, se acontecer algo no caminho de casa, mas falo aqui de um fardamento completo.

Na escola onde trabalho, os alunos recebem apenas uma camiseta com a logomarca da prefeitura e o nome da escola. Eles não recebem shorts, calças compridas e muito menos sapatos. Algumas secretarias de educação têm mais cuidado com as crianças da educação infantil e dão o fardamento completo, mas nem todas as secretarias fazem isso.

Vejo muitas crianças indo à escola com chinelos, sandálias de dedo e outras desejam ganhar um par de tênis para poderem caminhar melhor pela estradinha de barro que fica cheia de lama quando chove, sujando os seus pezinhos delicados. É preciso que as secretarias se preocupem com o fardamento completo que vista e calce todos os estudantes dos seus municípios. A farda completa protege a criança de se perder e protege o seu frágil corpinho do frio e das pedras nos pés.

Na minha infância, recebi fardamento completo na escola e usava um tênis azul marinho toda feliz. Não custa quase nada às secretarias de educação calçar as crianças para que fiquem protegidas de pisarem em coisas que possam sujar os seus pezinhos contaminando os seus corpos com vermes que podem causar as famosas verminoses, se cortarem com cacos de vidro ou pisarem numa ponta de pau e até mesmo em pregos pequenos largados pelas ruas por pessoas inconsequentes.

Calçar as crianças é importante para que possam pisar firme no chão sem medo de escorregarem, muitas delas sequer têm chinelos para irem à escola. Conheço crianças que já deixaram de frequentar a escola por vários dias porque não tinham um par de chinelos, a alpercata de borracha partiu-se. É preciso que as secretarias de educação repensem a distribuição de fardamento escolar completo para todos os anos da educação básica, pois toda criança deve sentir-se bem vestida diante dos seus amigos e professores.

Um fardamento completo veste e calça. Calça os pezinhos que um dia poderão pisar a lua ou outros mundos. Protegem as crianças de sofrerem escorregos nos corredores da escola porque estando bem calçadas a proteção será maior. É preciso incluir no fardamento um par de tênis, mesmo que seja um calçado simples, mas que dê para durar o ano inteiro. Já foi comprovado pelos médicos que pelos pés descalços adquirimos muitas doenças como já mencionado acima.

O aluno pequenino caminha sem prestar atenção no que está pisando e costuma pisar em cocô de cachorro, de vaca e até mesmo de gente. Muitos acham isso “nojento” e chegam em casa ou na escola chorando e mostrando os pezinhos sujos. Os cocôs podem transmitir doenças também quando pisados por pés desprotegidos, como podemos constatar nos cocôs e urinas de cachorros, gatos e ratos que transmitem a leptospirose quando as crianças pisam descalças num deles.  A leptospirose é uma doença grave e pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como por exemplo dor de cabeça, dor nas pernas, dor no corpo e comprometimento do fígado.

Há crianças que vão à escola a pé. Andam vários quilômetros. O chinelo de dedo pode causar até mesmo um acidente se acaso a criança quiser correr para não chegar atrasada na escola. Eu mesma, quando ando de chinelos meio apressada, tenho medo de cair com a cara no chão.

Talvez ninguém tenha se preocupado com isso ainda, mas eu me preocupo porque fui uma criança pobre e convivo com crianças que não têm condições de comprar sequer um par de chinelos imagine um tênis. Crianças que me pedem todos os dias um par de sapatos para poderem vir à escola. Sei que alguns professores já devem ter recebido este mesmo pedido.

Os alunos maiorzinhos costumam pedir não apenas para se protegerem de algum acidente, mas porque eles acham bonito calçar um par de sapatos ou tênis para estarem na presença dos seus professores bem vestidos e calçados. Quando tem aula passeio para visitar um museu ou teatro a criança se sentirá estranha num ambiente como esses calçada com chinelo de dedo. Se a escola é convidada para assistir filme num shopping o aluno não se sentirá à vontade para fazer tal passeio sem estar calçado adequadamente para o ambiente. A mesma coisa acontece quando se vai visitar uma caverna ou lugar onde é preciso calçamento apropriado para poder caminhar com segurança.

Talvez alguém chegue a dizer que estou exigindo muito quando deveria preocupar-me com a doação de livros e merenda por parte das secretarias de educação. Sem dúvida, essas coisas são imprescindíveis e essenciais ao ensino-aprendizagem e já falei delas aqui, em outras reflexões neste site, em outros 30 artigos já publicados (veja mais aqui).

Mas, precisamos olhar para as demais coisas que se fazem urgentes. Tudo o que causa transtornos e constrangimentos aos nossos alunos deve ser debatido. A falta de calçados no fardamento escolar é um problema que é preciso ser discutido pela comunidade escolar e secretarias de educação.

Que adianta vestir um fardamento bonito se quando olhamos para os pés das crianças elas estão com chinelos de dedos emprestados pelos seus irmãos? Muitas vezes os chinelos são maiores do que os seus pés, porque não são deles. São de alguém próximo que os emprestou para que a criança não deixasse de ir à escola por falta de calçados. Vamos cuidar dos pezinhos dos nossos alunos.

Desde a tenra idade, as crianças têm seus pezinhos protegidos pelas roupinhas para bebês que se preocupam em calçá-las adequadamente. O bebê precisa estar bem vestido para sentir-se confortável e protegido do frio ou do calor. Não é porque os bebês passaram a ser crianças maiorzinhas que os cuidados devem ser relaxados. Pelo contrário, só aumentam os cuidados. Uma criança bem calçada nunca pegará bicho-de-pé, falo daquelas que moram em regiões mais distantes das cidades grandes. Essas é que devem ter os seus pezinhos mais protegidos ainda, pois são as que caminham diariamente por estradinhas onde se escondem cobras e escorpiões que podem picar os seus pezinhos desprotegidos.

O cuidado com as crianças na escola deve ser pautado em todos os segmentos. Nada deve passar despercebido. O fardamento completo que veste e calça é imprescindível a todos os estudantes do nosso país.

Que eu possa levar esta minha reflexão a todos os professores, diretores, coordenadores e, principalmente, às secretarias de educação. Não deixem de calçar os nossos alunos. Em pés bem calçados diminuem os riscos de escorregões em poças de água espalhadas pelos corredores da escola ou até mesmo na quadra onde os alunos costumam brincar quando chove muito.

E por falar em quadra esportiva, há tantos alunos que gostariam de ter um par de tênis para poderem jogar bola ou praticarem outros esportes tipo o atletismo de forma que pudessem competir por igual com outros alunos. Calcemos os pezinhos das crianças para que possam caminhar de encontro a um futuro com menos pedras no meio do caminho.

Muitas prefeituras do país já adotam o uniforme escolar como uma política de educação. A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, na região norte do RS, por exemplo, instituiu, por lei, o uniforme escolar obrigatório.

Por que usar o uniforme? O Programa Uniforme Escolar foi criado em conceitos de autoestima, economia, segurança, pertencimento, identidade, talento, mobilidade e orgulho. Desde 2014, o município conta com o Decreto 052/2014, que implanta o uso do uniforme escolar. Sendo assim, é imprescindível que os alunos usem a coleção completa ou, pelo menos, uma peça da parte superior do uniforme escolar que seja visível. 

O conjunto completo da Coleção Uniforme Escolar compreende: 1 jaqueta de inverno, 1 casaco, 2 camisetas de mangas longas, 2 camisetas de mangas curtas, 1 bermuda masculina, 1 corsário feminino, 2 legues femininas e 2 calças masculinas. 

Pais destacam importância do uniforme em dias gelados. Veja aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA