A força do turismo – indústria sem chaminé

1185

No pós-pandemia o turismo regional
vai retornar com força total para destinos próximos,
regionais e nacionais.


Toda viagem turística tem uma motivação, vinculada aos aspectos geográficos, históricos, culturais e serviços, mantendo o turista com estada mínima de 24 horas, onde o visitante vai consumir no local: alimentação, hospedagem, serviços de transportes, participar de eventos, passeios, conhecer monumentos, igrejas, cemitérios, lugares santos e históricos, comprar no comércio local, abastecer e assim por diante, sendo recursos que aportam na cidade que de outra maneira não iriam circular. Isto vai gerar riquezas, emprego, renda, impostos e autoestima. 

Então, quais os motivos para ignorarem os benefícios do turismo? A resposta está na ignorância plurarista, decorrente de análises destes fatos decorrentes de deslocamentos das pessoas fora de sua residência. Sendo assim uma atividade econômica que gera riquezas que vem de fora do município.

O destino turístico deve ser atrativo, com estruturas, qualificar bens e serviços de forma a receber bem o visitante. São trabalhos profissionais qualificados que exigem parcerias públicas e privadas e também como destinos das agências de viagens. 

No pós-pandemia o turismo regional vai retornar com força total para destinos próximos, regionais e nacionais, sendo que Campina das Missões deverá estar preparada para recebê-lo bem, pois estamos inseridos em duas rotas turísticas, das Missões Jesuítico-guaranis e do Rio Uruguai, em razão do município ser ímpar, por possuir singularidades e peculiaridades atrativas, sem concorrência com os demais municípios da região, do estado e país. Trata-se da cultura russa, do seu legado histórico-cultural-religioso, cujos turistas vão consumir aqui e que vai beneficiar a toda comunidade, gerando renda, empregos e riquezas. 

Cumpre registrar de que Campina das Missões, berço da cultura russa, que se tornou conhecida nacionalmente e internacionalmente, pois foi projetada com amplas reportagens veiculadas na grande mídia nacional como Globo Repórter, Globo News, ambas do RJ e SBT Brasil de São Paulo, RBSTV dentre outras.

Recebemos inúmeras visitas dentre as quais ressaltamos da Universidade de Gênova da Itália, a acadêmica de línguas, Sofia Baravalle, que esteve aqui em janeiro deste ano para pesquisar sobre a comunidade russa para a sua tese de mestrado, que em sua entrevista concedida ao jornal assim registrou “… deveria ter um local de reuniões e restaurante mais “russo”, onde seria possível também encontrar e saborear a gostosa culinária russa e se reunir, além dos serviços religiosos, diante da enorme riqueza patrimonial histórica-cultural-religiosa a ser mostrada e explorada inclusive turisticamente…” ressalta a ilustre visitante italiana Sofia. 

“A preservação do legado histórico-cultural-religioso de meus antepassados no Rio Grande do Sul, é algo que me fortalece enquanto brasileiro, e que fortalece o Brasil enquanto uma nação multiétnica e multicultural. Não esquecer a memória e a vivência de luta dos imigrantes russos que vieram até as longínquas terras de Campina das Missões é sobretudo lembrar e resgatar a história da formação de nosso Estado e de nosso povo”.
Leia mais.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur) está elaborando a primeira etapa do projeto “Jornada de Regionalização do Turismo” para a preparação dos municípios visando a atualização do Mapa Brasileiro do Turismo, com divulgação do link de acesso no site e nas redes sociais da secretaria. “As jornadas se mostraram agregadoras e motivadoras. 

O setor do Turismo gaúcho está retomando sua força e preparando para novos padrões de consumo”, ressaltou o titular da Sedetur, Rodrigo Lorenzoni. O Ministério do Turismo apresentará ações estratégicas, mapeamento e regionalização do turismo que balizam elaboração, monitoramento e execução de políticas públicas para o setor. É a força do turismo – indústria sem chaminé, que movimenta a economia. 

São reflexões úteis e que, Oxalá, a partir de 2021 teremos novidades em projetos também na área turística em Campina das Missões. Os ovos de ouro começarão a brilhar…

Conheça Campina das Missões, o berço da colonização russa no RS.
Acesse aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA