Espaço autores passo-fundenses

Este espaço pretende-se parte de uma ação de incentivo à produção de cultura local e representa um compromisso com os escritores que enriquecem a história da cidade.

94

Desde o mês de agosto de 2013, a Biblioteca Pública Municipal de Passo Fundo Arno Viuniski abriga estande Autores Passo-fundenses. Este espaço pretende-se parte de uma ação de incentivo à produção de cultura local e representa um compromisso com os escritores que enriquecem a história da cidade.

Este projeto retomou também as ligações da Academia Passo-fundense de Letras e a história da Biblioteca Pública, na perspectiva de um esforço conjunto para fomentar a leitura e reconhecer Passo Fundo como a Capital Nacional da Literatura.

Escrevo porque acredito que as palavras escritas, lidas e recitadas, podem colaborar imensamente no nosso principal desafio: humanizar-se. Humanizar-se é tornar-se melhor ser humano. O poder das palavras consiste em nos libertar dos sofrimentos e das angústias que teimam em nos deixar menos felizes e menos livres.

Passo Fundo busca, há muitos anos, ser referência em educação, cultura e formação de leitores. Este é um caminho que se consolida a cada dia, com ações de diversos atores e personalidades que desafiam o paradigma estabelecido para construir uma cidade leitora.

A partir do dia 12 de agosto de 2015, meu livro Conviver, educar e participar: nos palcos da vida também está disponível no espaço dedicado aos autores passo-fundenses podendo ser visto, acessado e manuseado pelos leitores nas dependências da Biblioteca Pública de nossa cidade.