capa_educacao_ifibe_capa1“Educação em Direitos Humanos: aprendendo juntos a construir processos” é uma obra coletiva que apresenta posicionamentos e subsídios para refletir e debater sobre educação em direitos humanos.

É fruto da construção coletiva e da elaboração individual. Uma e outra se expressam em textos autorais escritos individualmente por cada integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos (GEPEDH) e também por um texto escrito pelos integrantes do Grupo que registra uma leitura da trajetória realizada nos dez anos de atuação.

Entrevista com integrantes do GEPEDH em programa do CMP Sindicato de Passo Fundo, RS

A principal pretensão da obra é colaborar com a construção de práticas de educação em direitos humanos nos vários ambientes educacionais.

A conjuntura geral e de direitos humanos é de retrocesso, põe-se numa posição que afirma a importância e a necessidade de seguirmos acreditando em novas possibilidades que somente se tornarão realidade se houver o engajamento organizado para sua efetivação.

Por isso, se soma às vozes que seguem acreditando que a educação em direitos humanos faz sentido como insumo à luta pelo respeito à dignidade e pela efetivação dos direitos humanos para TODOS e TODAS.

Vídeo que aborda Educação e Direitos Humanos

O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos (GEPEDH), de quem o livro é o registro celebrativo de dez anos, é uma iniciativa interinstitucional da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) e da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (FAED/UPF).

Participam pesquisadores/as e educadores/as com atuação em diversos ambientes educacionais nos quais desenvolvem práticas de estudo e pesquisa sobre educação em direitos humanos. Foi criado em 2006 e atua ininterruptamente neste tema com atividades locais, estaduais e nacionais. Conheça as produções do Grupo, especialmente o livro Textos referenciais para a educação em direitos humanos.
Segundo Solon Eduardo Annes Viola, professor da Unisinos e grande incentivador do GEPEDH, que é o autor do Prefácio do Livro, diz que, “Educação em Direitos Humanos. Aprendendo juntos a construir processos disponibiliza mais uma contribuição relevante, tanto na descrição dos fazeres do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, como no pensar a prática educativa e a inserção social dos direitos humanos.

Vídeo que aborda Direitos Humanos nas escolas brasileiras

Sua importância se torna ainda mais significativa nos tempos em que vivemos. Tempos que exigem de educadores e militantes dedicados um compromisso intenso com a defesa da democracia como um processo permanente. Compromisso que se transforma em ação socialmente realizada em relação rigorosa e respeitosa com os outros na busca de que todos se transformarem em sujeitos de si e da sociedade na qual vivem. Por estas razões este livro é significativa contribuição ao tema dos direitos humanos e da educação em direitos humanos e, por certo, irá colaborar na abertura de novos campos do conhecimento, trará novas questões e contribuirá decisivamente para aperfeiçoar nossa democracia, tão frágil e necessitada de cuidados que só a sociedade em movimento poderá prestar”.

Interessados/as podem adquiri-lo em www.ifibe.edu.br/editora