É bagunça!

681

Praticando o “vaivém” somos mais bem quistos pelas pessoas pelos cuidados que conseguimos ter nas relações com elas. Somos inteligentes.

Há alguns anos, publiquei o livro “Vaivém” junto com Pablo Moreno e Adelmir Sciessere.

Se da janela observamos a praça, veremos, por exemplo, em um bebedouro pássaros azuis. Só sabemos isso dos pássaros, são azuis.

Porém se em imaginação “vamos” até eles, nos colocamos no lugar deles, observamos mais. “Voltamos” sabendo que eles tomam um gole e olham para todos os lados, tomam outro e repetem o comportamento. Um som qualquer os faz voar.

Os pássaros agora não só são azuis, tem também uma vida cheia de perigos, precisam estar sempre alertas.

Se antes de ir para o quarto o marido “vai” até ele em imaginação, pode assim deduzir que a mulher está dormindo. Então, quando chega não acende a luz.

Praticando o “vaivém” somos mais bem quistos pelas pessoas pelos cuidados que conseguimos ter nas relações com elas. Somos inteligentes.

O vaivém empático depende do bom funcionamento dos chamados neurônios espelho que estão esparramados em algumas regiões do cérebro, entre elas o córtex pré-frontal.

Há crianças que já demonstram essa capacidade de forma até surpreendente. Repito sempre o caso da mãe que trouxe consigo na consulta a filha de cinco anos. Menininha de olhos atentos. Quando houve um silêncio na conversa da mãe dela comigo, ela:

– Mãe, ele tá procurando alguma coisa ou é bagunça? – perguntou apontando para minha mesa cheia de papéis esparramados, livros, amostras grátis.

Nós rimos, eu respondi:

– É bagunça.

Ela ficou pensativa e tentou me consolar:

– Doutor, o meu quarto também é assim.

Ela já aplicava o vaivém empático. Foi até mim em imaginação e retornou a ela deduzindo que eu havia ficado chateado. Em ato contínuo, tentou aliviar meu possível desconforto.

Autor: Jorge Alberto Salton. Também publicou outros 29 crônicas de sua autoria no site, dentre as quais “Quando um filho se sacrifica pela sua mãe”: https://www.neipies.com/quando-um-filho-se-sacrifica-pela-sua-mae/

Edição: A. R.

1 COMENTÁRIO

  1. Salton,querido, “Cuidador de nossas Almas”.Vc é um presente da vida para todos que temos a felicidade de ,ter convivido, apreendido ,compartilhado nossas histórias.

DEIXE UMA RESPOSTA