Rosângela Trajano: uma filósofa poeta

281

Rosângela Trajano é poetisa, escritora e filósofa. Licenciada e bacharel em filosofia pela UFRN e mestra em literatura comparada também pela UFRN. Com mais de 20 (vinte) livros publicados para crianças, ministra cursos de filosofia para crianças à distância. De sua autoria conta com 10 (dez) desenhos animados para crianças, também.

FILOSOFIA E POESIA

A filosofia anda junto com a poesia no que concerne ao mundo imaginário que as pessoas desenvolvem em seus pensamentos, criando um ambiente próprio e determinado por cenas e personagens que são só seus, porém compartilhados com o mundo. A filosofia está na poesia do menino que faz perguntas com a sua inocência assim como o adulto que se alimenta das palavras que extraem a seiva do crepúsculo do ser enquanto personagem de um mundo líquido e colonial do seu intercâmbio entre realidade e subjetividade.
Para Gaston Bachelard, “a poesia é, antes de ser uma fenomenologia do espírito, uma fenomenologia da alma”, ou seja aquilo que se apresenta interno dentro do ser se propaga na investidura do imaginário poético enquanto metafísico. Atribuir à poética uma cidadela cheia de casas com versos que deslumbram o além mundo possível é tarefa do poeta.