Assumimos compromisso com a educação, promovendo os sujeitos que atuam nela.

A educação se faz com gente, e gente precisa de reconhecimento!

Todos somos sujeitos da educação. Na medida em que nos envolvemos com o conhecimento comprometido com a humanização, contribuímos para tornar cada ser humano, e todos os seres humanos, um pouco melhores. O conhecimento faz sentido quando ele potencializa as atitudes e os sentimentos humanos, tornando-nos mais livres, mais encorajados para viver, mais solidários e mais comprometidos com a felicidade da gente e de todo mundo.

Queremos destacar o esforço, a criatividade e a ousadia de quem faz a educação acontecer: pais, alunos, professores e professoras, diretores de escolas, coordenadores e coordenadoras, individualmente, ou no seu conjunto. Queremos também destacar as iniciativas pedagógicas que deram resultados interessantes em cada contexto escolar.

Além da ousadia e da paixão de ensinar, em tempos tão difíceis como o nosso, queremos sempre destacar o profissionalismo e o compromisso ético que todos assumimos quando decidimos atuar na educação.

Queremos indicar caminhos e referências pedagógicas, longe de fórmulas mágicas ou falsos malabarismos educacionais.

Acreditamos que aqueles que fazem a educação é que deveriam ser os verdadeiros protagonistas de sua promoção. Outros profissionais podem e devem colaborar com a educação, mas não devem ser os porta-vozes dela.

 

Nei Alberto Pies,
editor do site