A função da literatura e as crianças

No dia 30 de março de 2015 os professores Nei Alberto Pies e Eladio Weschenfelder estiveram no Programa Universidade Aberta (UPF) em entrevista sobre literatura e as acrianças.

81

Confira a entrevista, em dois blocos:

1º Bloco – A função da literatura

Professores Eladio Weschenfelder (UPF) e Nei Alberto Pies (professor da rede pública) debateram a função da Literatura em programa Universidade Aberta da TV UPF.  Acreditam que um dos maiores desafios dos seres humanos é sua humanização. A literatura, através da escrita, leitura e comunicação das palavras, tem um grande poder humanizante. Na medida em que lemos e nos deparamos com os dramas humanos relatados na ficção literária, estamos internalizando e dinamizando os nossos próprios dramas pessoais. Por isso mesmo, não é necessário viver todos os dramas para saber sobre eles. A literatura tem a função de nos ajudar a lidar melhor com nossos desejos, sonhos, amarguras e decepções, sem necessariamente vivê-los.

2º Bloco – As crianças e a literatura

As crianças que participam do Projeto Bandinho de Letras, projeto de extensão da UPF, vinculado ao Mundo da Leitura, tem acesso à literatura clássica e desenvolvem o prazer da leitura, além de habilidades importantes como a desinibição, o contato com outros públicos leitores, a perda da timidez. Tornam-se, deste modo, propagadores da leitura e da literatura numa sociedade que nem sempre compreende o papel da leitura. Ao dizerem e recitarem poesias, pequenas histórias ou contos dão vida às palavras que estão contidas nos livros e nas bibliotecas.