Um milhão de acessos em busca de humanização

3313

A ignorância atrofia o ser humano. O conhecimento o liberta. A ignorância prende uma alma humana. O conhecimento libera as almas para sonhar e buscar possibilidades de plena realização. A ignorância embrutece as pessoas. O conhecimento as humaniza, tornando-as melhores seres humanos.

O que significa um site autoral, feito à mão, de forma cuidadosa, criteriosa e responsável, alcançar a marca de um milhão de acessos? A resposta pode ser muito, quase nada ou pouco. Depende da percepção das coisas, das noções de grandeza e estatística, do valor que se dá ao conhecimento crítico e reflexivo, das noções de trabalho, ousadia e persistência implicadas num projeto como este.

Escolhemos 2023 como o ano do reconhecimento. Empenhamos todos os esforços para demonstrar a importância do site como uma ferramenta que promove humanização. E conseguimos afirmar e consolidar esta importante ideia.

Orgulhamo-nos pela trajetória de 09 anos projetando, construindo e publicando este site, através de muitas parcerias. Nos constituímos uma referência, uma ponte ou uma forma de conectar aqueles e aquelas que desejam publicar com aqueles/as que desejam ler e refletir sobre temas que abordam sobre educação, cidadania e espiritualidade.

Escolhemos como símbolo do nosso trabalho um cata-ventos, pois acreditamos que devemos estar abertos à possibilidades de interação e integração dos saberes e sabores que vem da vida e da natureza, permanentemente. Cumprimos função de irradiar diferentes conhecimentos, respeitando a diversidade dos pensamentos, a riqueza das diferentes formas e abordagens, o protagonismo de cada Convidado e Convidada que escreve no site.

Conheça os Convidados/as do site: https://www.neipies.com/autores_convidados/

Os cata-ventos inspiram permanentemente a nossa imaginação, as nossas ousadias e a nossa criatividade.

Os maiores desafios que enfrentamos buscaram pensar no leitor e na leitora, agora imersos no mundo digital. Queremos promover uma leitura interessante, prazerosa e dinâmica, utilizando imagens, destaques de textos, links de outros conteúdos, vídeos. Queremos promover o maior engajamento orgânico dos leitores às temáticas do site, através de leituras sistemáticas e recorrentes.

Acreditamos que a humanização é possível através de processos abertos e dialógicos. Quem escreve e quem lê pode, através da crítica respeitosa e responsável, oferecer oportunidades de mútua aprendizagem e crescimento pessoal e coletivo.

Ninguém é dono das palavras; somos todos seres que usufruem do poder que as mesmas tem de instituir, mudar e transformar o mundo.

Chegar a 1 milhão de acessos representa muito para nós que não perseguimos números e nem apostamos na pressa como forma de consolidação de conhecimentos. Ao invés de números, contam as pessoas, os processos e as ideias que, num processo acumulativo de conhecimento e numa perspectiva crítica e reflexiva, constroem redes de aprendizagem.

Todos os conhecimentos importam, mas somente os conhecimentos críticos e reflexivos são capazes de promover a humanização, aqui entendida como possibilidade de nos tornarmos seres humanos melhores.

Obrigado por tudo e por tanto, queridos leitores e leitoras! Obrigado pelo reconhecimento! Vocês são a razão da existência deste empreendimento de formação humana chamado site www.neipies.com

Acompanhem, leiam e compartilhem, cada vez mais, conhecimentos que geram humanização.

Citando e reverenciando Eduardo Galeano, encerro esta última crônica de 2023:

As pessoas escrevem a partir de uma necessidade de comunicação e de comunhão com os outros para denunciar aquilo que perturba e compartilhar o que traz alegria. As pessoas escrevem contra sua própria solidão e a solidão dos demais, porque supõem que a literatura transmite conhecimentos, age sobre a linguagem e a conduta de quem a recebe, e nos ajuda a conhecer melhor, para nos salvar juntos”. Leia mais: https://www.neipies.com/em-defesa-da-palavra/

Autor: Nei Alberto Pies, professor, escritor, editor do site, ativista de direitos humanos e membro da Academia Passo-Fundense de Letras.

Edição: A. R.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, grande Nei.
    Um milhão é só o começo. 2024 promete muito mais. Longa vida e profundos debates em prol do humanismo, da ciência, da vida. Meu abraço.

  2. Parabéns pelo excelente conteúdo, e também para o que e a quem este Blog se destina.
    Votos de de um feliz Novo Ano, 2024 saudável e radioso sob todos os aspectos.

DEIXE UMA RESPOSTA