Teologia para um cristianismo libertador

630

Variados conceitos e temas se sobressaem no livro: as expressões de transreligiosidade, a perspectiva ecumênica, o aprendizado com o outro, o amor incondicional de Deus, a mística ecológica libertadora, a relação complexa entre alteridade e liberdade, entre outros desafiadores aspectos.

A obra Teología por um cristianismo libertador (Editora Senso, agosto 2021) que o teólogo uruguaio Diego Pereira Ríos nos oferece, representa uma contribuição de muita boa qualidade e de enorme importância para o cenário teológico latino-americano. Ela, muito bem-vinda em terras brasileiras, responde com maestria à uma demanda de se pensar teologicamente o pluralismo, em especial a partir das visões e experiências ecumênicas intra e inter-religiosas e da prioridade evangélica que deve ser dada às famílias e grupos de pessoas pobres.

Com esta base, variados conceitos e temas se sobressaem no livro: as expressões de transreligiosidade, a perspectiva ecumênica, o aprendizado com o outro, o amor incondicional de Deus, a mística ecológica libertadora, a relação complexa entre alteridade e liberdade, entre outros desafiadores aspectos. Expressamos nossa gratidão ao Diego, por ele nos trazer nesta obra tão preciosas visões.

Os conteúdos tratados no livro nos chamam a atenção para o fato de que as expressões religiosas e as compreensões sobre a vida e a fé, quando estão preocupadas com a cooperação, a paz, o diálogo e o compromisso social, é porque nutrem, em suas respectivas bases teológicas e práticas, ainda que de forma parcial e fragmentária, bases para se refletir sobre a experiência do outro e vislumbrar novos horizontes de respeito, aproximação, justiça, cooperação prática e diálogo.

Diego, em seu livro, realça estas bases, sobretudo as que advém das fontes mais substantivas da fé e da teologia cristãs. Desta forma, as pessoas e os grupos religiosos podem buscar melhor conhecimento de si mesmas e possibilidades de alteridade, assim como podem também interagir colaborativamente com o outro em questões prementes que envolvam a vida, como a justiça, a paz e a integridade da criação.

Os cinco capítulos do livro são, ao mesmo tempo, uma peça harmoniosa, considerando os desafios da valorização do pluralismo, e um conjunto de textos com autonomia, que podem, inclusive, serem lidos separadamente, uma vez que Diego apresenta diferentes temáticas e realidades que, em sua trajetória acadêmica e de militância, ele pode acumular…

Eu sou grato por ter a oportunidade de apresentar esta obra que Diego Pereira Ríos nos presenteia e ela, com certeza, despertará em outras pessoas e grupos o desejo por uma visão de fé e de vida centrada nos dons das dimensões plurais, ecumênicas e compromissada com a paz, a justiça e a integridade da criação.

Algo valioso e necessário para “este século”, tão marcado por fundamentalismos, obscurantismos, autoritarismos e violência. Portanto, Diego, com as concepções contidas neste livro, nos convida para, mais do que “interpretar o mundo”, contribuir para “transformá-lo”, como já diziam meus grandes mestres da utopia, que moldaram minha maneira de ser e de agir na igreja e no mundo.

Para adquirir seu exemplar entre no site da Editora Senso:https://loja.revistasenso.com.br/produto/teologia-para-um-cristianismo-libertador/

(Trecho de Prólogo escrito por Claudio de Oliveira Ribeiro, PPG-CR/UFJF)

Edição: Alex Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA