Neri Gomes: uma vida dedicada à política e à cidade

1287

Neri Gomes é um agente político bastante conhecido em nossa cidade. Já foi vereador por 2 mandatos, assessor parlamentar, fez parte do Sindicato dos Comerciários, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) Regional Planalto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, dentre outros serviços políticos já prestados em nossa cidade. No momento, ocupa temporariamente (por um mês) mandato parlamentar por conta da inédita iniciativa do rodízio de suplentes com mais de 500 votos do seu partido, o PT (Partido dos Trabalhadores), em 2022.

Neri Gomes sempre teve uma postura combativa, com muita clareza e convicção nas discussões e nas proposições legislativas.

Acompanhamos e prestigiamos sua valorosa trajetória política em Passo Fundo, RS, e queremos, neste momento, destacar sua atuação e sua percepção do atual momento político que vive a cidade, o Estado do RS e o Brasil.

SITE NEIPIES: Conte-nos, brevemente, um pouco mais de tua trajetória política. Alguma atividade política como destaque?

Neri Gomes: Tivemos vários momentos de bons debates políticos nestes quase 40 anos de militância no movimento sindical, comunitário e na defesa da saúde pública SUS, e mais o PT, é claro.

A conquista do Campus de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem uma grande importância na economia do município e na vida das pessoas porque viabiliza que estudantes das escolas públicas e filhos de jardineiro, de professores, de pedreiros, de metalúrgicos, etc, se tornem médicos, como se diz no popular, se tornem Doutores. Eu tive um papel importante nesta conquista da UFFS, que eu queria destacar.

SITE NEIPIES: Como e porque a política te cativa tanto?

Neri Gomes: A verdadeira política é a arte de construção de espaços públicos e coletivos na inclusão dos vulneráveis nas políticas públicas dos governos.

Na verdade, eu tenho o entendimento que Lula falou na fundação do PT: todos os movimentos sociais e sindicais são importantes, mas todos tem um teto na construção da política. Quem elabora as propostas, quem aprova as leis são os parlamentares nas três instâncias e quem faz acontecer a política são os executivos. Neste caso, entendo que os trabalhadores(as) tem que estar também nos parlamentos para garantir o debate e aprovação dos projetos importantes para a classe trabalhadora. Eu sempre fui um entusiasta da função legislativa.

SITE NEIPIES: Qual é a importância do PT (Partido dos Trabalhadores) ter conquistado novamente uma cadeira na Câmara de Vereadores ocupada pela vereadora Eva Valéria Lorenzato?

Neri Gomes: Na minha opinião, a Câmara de Vereadores sem a presença de vereador(a) do PT não tem oposição política e programática. Nós temos muito a contribuir no parlamento, nossos parlamentares tem feito diferença nas câmaras de vereadores, nas assembléias legislativas e no Congresso Nacional.

SITE NEIPIES: Que importância tem o rodízio que o PT realiza com os três suplentes de vereadores assumindo um mês de mandato parlamentar na Câmara de Vereadores de Passo Fundo?

Neri Gomes: Penso ser um momento histórico para o partido na construção de novas lideranças e do próprio PT e da valorização de quem colocou o nome para contribuir na legenda, até porque em Passo Fundo nunca tivemos vereador que se elegeu sozinho, sem contar os votos da legenda.

SITE NEIPIES: Como foi assumir novamente a função parlamentar nesta cidade depois de alguns anos sem mandato?

Neri Gomes: Mudaram muitas coisas, a conjuntura política é outra. O momento agora é outro, com a informatização e as redes sociais mudou bastante a forma de se comunicar com a cidade, com as lideranças, mas as lutas, infelizmente, continuam as mesmas. Muito mais difícil é retomar as conquistas que já tínhamos e perdemos quase tudo, com o crescimento da extrema direita em nossa cidade.

SITE NEIPIES: Na sua visão, qual é a característica e o perfil dos vereadores eleitos nesta atual legislatura?

Neri Gomes: Na minha opinião, hoje a Câmara de Vereadores tem uma maioria que não conhece o que são políticas públicas, não conhece os programas dos seus partidos e não consegue fazer e propor debate programático e ideológico.

SITE NEIPIES: Quais foram suas prioridades e iniciativas neste mandato parlamentar extemporâneo de um mês?

Neri Gomes: Foi prioridade a defesa da saúde pública e a importância do SUS e, dentro deste tema, recuperamos o debate ambiental com a coleta seletiva e a reavaliação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos de Passo Fundo.

SITE NEIPIES: Política e eleições gerais em 2022.Como avalias?

Neri Gomes: Penso que estas eleições são as mais importante dos últimos anos, estamos sendo desafiados a construir programa de governo que possa recuperar o Brasil, mas também nos desafia a eleger o maior número de parlamentares de esquerda pra viabilizar sustentação de eventual governo do presidente da República Lula e, no estado RS, a mesma coisa.

SITE NEIPIES: Que mensagem deixas a todos os cidadãos e cidadãs da cidade de Passo Fundo?

Neri Gomes: A minha presença na Câmara de Vereadores mesmo que só por 30 dias mostrou a importância de um mandado que faça o enfrentamento programático e consiga dialogar com as lideranças partidárias do partido e do movimento sindical e popular. Sei que tenho um perfil diferente da vereadora Valéria que vem fazendo um bom mandato, por isso nosso desafio é aumentar a bancada de vereadores do PT na próxima eleição municipal.

Fotos: Divulgação/ Arquivo pessoal

Edição: Alexsandro Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA