Educadores que brilham. Brilham por quê?

1330

Sandra Castro é uma desbravadora
do mundo online desde 2016.
Criadora e fundadora da empresa educacional
“Educadores que Brilham”, leva autoconhecimento
às escolas e educação emocional aos
protagonistas da educação.


Uma apaixonada por pessoas, é mentora de vida e de mudança pessoal. Ajuda o ser humano a encontrar sua verdadeira missão, seu propósito nesse mundão cheio de possibilidades. Faz isso através do fortalecimento do Eu, da cura e da expansão de consciência.

Autora de dois e-books e do livro de bolso “Sementes de um Educador que Brilha”. Ama o que faz e, é por isso, que vai te ensinar a também amar a vida e seu trabalho e vibrar por todas as mudanças que irão começar a acontecer com você a partir deste processo incrível de virada.

Pedagoga de formação, é formadora de professores desde 2007 e fala sobre inteligência emocional, competências e habilidades emocionais, sobre essência e tudo o mais que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e profissional do educador.

Conheçamos Sandra Castro, por ela mesma.

***

SITE NEIPIES: Como, quando e porque abraçaste a educação?

SANDRA CASTRO: A educação está em mim desde a infância, quando costumava brincar com minhas bonecas, onde eu era a professora delas….risos. Mais adiante, em uma conversa sincera com meu pai, ainda no ensino médio, para escolher uma profissão a seguir, parece que foi ontem, quando ouvi ele me dizer: “Filha, faz magistério. A educação, em algum momento, ainda será um bem muito valioso.” Aquilo foi tão expressivo que, em momento algum, duvidei das palavras de meu pai e, como podem ver, até hoje sigo firme nesta jornada. É na educação que está meu propósito de levar mais amor para dentro das escolas, sensibilidade e inteligência intrapessoal, através do autoconhecimento e da Inteligência Emocional. Abraçar a educação é o mesmo que abraçar um filho, muito próximo de um amor incondicional pela profissão.

SITE NEIPIES: Por que Educadores brilham? Brilham por quê?

SANDRA CASTRO: O termo “Brilham” surgiu da junção entre dois mundos que andam em paralelo, mas que ao mesmo tempo, ainda se divergem pelas redundâncias da vida. O brilhar faz conexão com a estrela, que quando colocada em primeiro plano, vê-se sua luz brilhante em todos os lugares e espaços da qual ocupa. Fazer essa analogia, foi o que me fez criar o nome Educadores que Brilham. É a união da razão com a emoção para um avançar em sincronicidade para o bem do que podemos fazer de mais valioso e significativo com e na educação.

Todos temos talentos e habilidades e, com o Educador que Brilha, não é diferente. O “brilham” surgiu da necessidade de perceber que os talentos, quando aprimorados, reacendem o nosso poder de realização e de criatividade. O potencial está para todos, com o Educador que Brilha, este potencial é reconhecido e validado.

SITE NEIPIES: Nestes 20 anos de atuação em educação, sobretudo em palestras para professores e professoras, pais e mães, qual foi a principal mensagem que difundiste?

SANDRA CASTRO: A mensagem mais promissora é a do significado que damos à vida e ao que estamos fazendo dela enquanto nos permitem estar aqui. Sem valores claros, não há possibilidades de construção de bases sólidas que vão nortear todo o trabalho que se realiza. Portanto, a melhor e mais difundida mensagem é aquela que toca os corações e que, a partir disso, nos engrandece e nos possibilita sermos pessoas atuantes e brilhantes.

SITE NEIPIES: Qual é o desafio da educação, em tempos de isolamento físico e social? Como fica o brilho dos professores, agora “atuando” nas telas virtuais?

SANDRA CASTRO: Aqui uma chamada muito especial: o que te difere dos outros profissionais que também estão usufruindo, neste momento com mais intensidade, o alcance das redes sociais e das tecnologias digitais? Ampliar o olhar para além do que conseguimos ver, permitir usar a força criativa para fazer mais e melhor e, aproveitar esse recurso, para impactar vidas. A modalidade, neste sentido, não tem relevância, pois não colocamos “peso” nela e, sim, como estamos aproveitando esse momento para fazer acontecer na educação.

SITE NEIPIES: Por que a educação deve promover a humanização?  O que é humanização?

SANDRA CASTRO: Humanização é tornar humano a outra pessoa, é conseguir olhar além do que os olhos conseguem enxergar, e colocar–se em sensibilidade na escuta ao outro. Para isso, não há julgamentos, apenas o olhar afetivo que ao encontrar outro olhar, se reconhecem, como humanos, pois somos humanos em aprendizado constante.

SITE NEIPIES: O que significa a palavra Educadores? Por que somos educadores?

SANDRA CASTRO: A palavra Educadores tem uma conotação própria e única. Ela é especial, porque ao nos colocarmos como protagonistas da educação, nos deparamos com diferentes cenários, perfis de pessoas, de comportamento, de jeito de ser e de fazer o trabalho docente. Se não formos educadores, ser somente professores, nos remete a específica missão de ensinar e educadores é muito mais do que somente ensinar, é mergulhar no universo do outro e experienciar a sua realidade para nos enriquecer e nos ensinar. 

O que fazemos com o que aprendemos, define o que é Ser Educador.  Portanto, Educador aprende muito mais e ensina a partir das diferentes percepções da realidade que o circunda.

SITE NEIPIES: Na tua percepção, os professores ou educadores cuidam suficientemente de si? Ou descuidam de si cuidando dos outros (no caso estudantes)? Eles tem consciência da importância da saúde psíquica e emocional para exercerem bem sua profissão?

SANDRA CASTRO: Aqui criamos um incrível dilema: equilibrar vida pessoal da vida profissional. A gestão das emoções é a baliza que dá sustentação ao nosso trabalho como professores que somos. A auto-observação nos faz grandes em um cenário de incertezas do qual estamos a viver nesse momento. Cuidar de si é o autovalor que todo o Educador merece abrir espaço e se reconstruir a partir de suas próprias necessidades e demandas emocionais.

SITE NEIPIES: Como foi tua experiência na edição e publicação de teus dois livros? Por que é tão importante os professores escreverem sobre educação?

SANDRA CASTRO: Na escrita é possível deixar a mensagem ir se desenhando e dando forma. Saborear cada palavra, frase e contexto é muito prazeroso. Sempre me deixei levar pela intuição nos processos de escrita e, também, utilizando de minha própria experiência como educadora que já perpassou por todos os níveis e modalidades de ensino, das conversas e interações com colegas da profissão e com leituras, estudos e pesquisa na área. Escrever é um deleite para a alma e muito me honra ser protagonista desta ação em diferencial do que posso contribuir para um mundo melhor através de professores melhores, em saúde e em eficácia de seus trabalhos.

SITE NEIPIES: Uma mensagem aos que leem tua entrevista agora.

SANDRA CASTRO: Entrega o que consegue de melhor, para isso, encontre no servir as possibilidades de criar os instrumentos e ferramentas que te qualificarão como um ser humano nobre antes de ser um professor por profissão. Servir para então construir, servir para Ser, servir para crescer, por fim, servir para ver frutificar. Como teu sido o teu plantio?

SITE NEIPIES: Uma frase que defina um pouco da sua vida, da tua história.

SANDRA CASTRO: Uma batalhadora nata, uma guardiã dos professores, uma desbravadora do mundo das emoções, uma reconstrutora da vida a partir do refinamento de seus recursos internos. É na reforma íntima que encontramos o nosso “elemento chave”, que é a combinação das habilidades naturais com a competência, que por sua vez, é o gostar do que se faz. Assim, evoluímos em consciência e em expansão de tudo que podemos ser.

SITE NEIPIES: Uma frase ou uma ideia que ajude a definir a educação neste momento histórico?

SANDRA CASTRO: Seja você, em naturalidade, em essência e, principalmente, olhe para si, do mesmo modo que gostaria que olhassem para você neste momento. Lembre-se, as emoções podem ser controladas, mas o que você faz com aquilo que você tem em mente agora pertence ao tanto de valor que você está qualificado a responder à vida e as pessoas que dependem de você neste tempo e espaço da vida.

A educação se faz com o que você ajuda a definí-la. Parafraseando o escritor Ken Robinson, “uma grande educação depende de um grande ensino”.

Cuide com carinho da mensagem que você tem ressoado a todos, pois o que você pensa de si mesmo impacta a partir da sua atuação neste mundo.


Você pode me encontrar por aqui

E-mail – sandracastropalestras@gmail.com

Whatsapp – (51)99725-7654

GRUPO NO FACEBOOK: Te convido a ser parte da nossa comunidade fechada no Facebook de Profissionais da Educação comprometidos com seu desenvolvimento pessoal e profissional. Vêm junto conosco.

FANPAGE: Você pode “curtir” a Fanpage dos Educadores que Brilham

CANAL NO YOUTUBE: Também estamos no youtube. Lá você me encontra procurando “por Sandra Castro”. Aproveite para se inscrever e ser notificado quando tiver um vídeo novo no canal.

BLOG: Blog de Sandra Castro, por aqui você encontra e chega nele.

DEIXE UMA RESPOSTA