Antes de novos modelos, mudemos as escolas que existem!

1582

Não precisamos construir escolas modelos para mudar a educação. Temos que mudar as nossas! Temos que mudar nossos pensamentos e atitudes. Temos de sair do ostracismo, abrindo-nos ao estudo, formações, mudanças e à superação de velhos conceitos.

“Meus cumprimentos a todas as autoridades presentes nesta solenidade de reconhecimento do Professor Emérito, na qual sou a agraciada neste ano de 2021.

Boa tarde meus professores, alunos, funcionárias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, de Passo Fundo, RS, e família.

Não posso fugir dos tradicionais agradecimentos, pois seria injusto receber o Título de Professora Emérita 2021 sem agradecer quem esteve junto comigo.

Deus, meu fiel Pai.

Muito obrigada aos filhos Marcelo e Gabriel por todas as vezes que não dei atenção a vocês pois estava trabalhando, mesmo fora de horário, sábados, domingos, feriados e férias. Creio que, por muitas vezes, se sentiram deixados de lado e não entendiam o porquê de tanta dedicação. Hoje, vocês, filhos, homens feitos, conhecem a minha missão e orgulham-se de sua mãe.

Obrigada meu esposo Jaime que também por várias vezes deixei de lado, mas sempre esteve ao meu lado, me apoiando, incentivando e buscando colaboração financeira junto aos amigos para ajudar a escola.

Minhas noras amadas, Cristine e Samara, filhas que Deus me deu.

Em 2016, quando entrei para direção desta escola, sempre tive uma equipe maravilhosa. Em primeiro lugar a vice diretora Nádia Bolzam que sempre esteve junto. Amiga querida e irmã de coração. Sonhamos juntas e batalhamos para que acontecesse. Sempre digo que ela é a razão e eu a emoção. Minha vice guerreira e missioneira.

 Agradecer a colegas que fizeram parte das gestões passada.  Soeli Cavalheiro e Thiane Vargas que acreditaram em uma proposta nova para a escola, sempre estiveram batalhando juntas.

Meu muito obrigada a Angela Lili Heidrich, nossa coordenadora impecável, sempre com tudo em dia e muito bem-feito. Pessoa simples de coração imensurável, juntamente com a coordenadora Camila Santos, nossa cantora, nosso espirito jovem, pessoa determinada. Obrigada Maria Andreia, nossa orientadora educacional e que cuida de nossos alunos e da espiritualidade. Agradeço a Vera Mazuco por todo olhar carinho e dedicação com nossos alunos incluídos.

Assim, agradeço meus professores, professoras, funcionárias que nunca me abandonaram, nem mediram esforços para que a Escola melhorasse cada vez mais. Mesmo nas minhas ideias mais malucas, sempre estiveram juntos.

Obrigada Andréia e Cidinei, meus secretários que tornam nossos dias mais leves e abençoados.

Aos meus alunos, obrigada por serem o objetivo maior de nossas lutas.

Uma escola é feita de olhar, de diagnósticos, de amor, de cor, de vida, de toque, de transformações constantes, onde o aluno consiga ler o mundo e suas descobertas, desvende suas curiosidades e dúvidas e seja protagonista da sua vida.

Não precisamos construir escolas modelos para mudar a educação. Temos que mudar as nossas! Temos que mudar nossos pensamentos e atitudes. Temos de sair do ostracismo, abrindo-nos ao estudo, formações, mudanças e à superação de velhos conceitos.

Reconheço que fizemos uma trajetória juntos nesta escola, centrados na ideia de uma escola humanizadora, uma escola em que todos e todas se sintam felizes, trocando experiências, aprendendo e ensinando.

Mas reconheço, sobretudo, a necessidade de qualidade. Qualidade significa melhorar a vida das pessoas, de todas as pessoas. Precisamos um olhar de integralidade, onde nossos alunos de periferia tenham a melhor educação para concorrer com demais alunos. A qualidade da educação é condição da eficiência econômica.

Na atual conjuntura social, existe a exigência de autonomia intelectual, capacidade de pensar, de agir e reagir, criatividade, “de ser cidadão”.  Estamos em uma fase nova, uma visão nova sobre a educação onde o espaço escolar está sendo integrado pelas tecnologias.

 Peço aos nobres vereadores que a educação seja a meta de seus mandatos. Não teremos saúde, segurança, desenvolvimento se não tivermos políticas públicas voltadas a educação. São metas a curto, médio e longo prazo. Mas precisamos ter este olhar sim.

Confesso a vocês que sempre fui filiada em um partido, hoje vou contar a vocês: PE (Partido da Educação). É por ele que que luto diariamente. Como seria proveitoso se tivéssemos muitos confrades, lutando pelo mesmo ideal.

Excelentíssimo Senhor prefeito Pedro Almeida, tenha sempre como a meninas dos seus olhos as escolas de Passo Fundo. Somos profissionais comprometidas. Podemos ser referência de melhor Cidade Educadora, temos todas as condições de despontar na educação. Acreditamos no seu governo. Acredite, confie e valorize seus professores e funcionários.

Como diz Arthur Lews: Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido!

Em nome do ilustríssimo Sr. Adriano Canabarro – Secretário de Educação – quero imensamente agradecer a Secretaria de educação que sempre teve muito respeito e carinho por minha pessoa e pela escola. Secretário de Educação. O Senhor é nosso timoneiro, conduza-nos de forma humanitária, transparente. O senhor é o tripulante responsável pela navegação da educação em nossa cidade.

Ser emérita 2021 é uma honra, e agradeço cada voto e confiança em minha pessoa. Porém, divido este prêmio com todas as pessoas envolvidas na educação de Passo Fundo.

Muito obrigada!”

Autora: Ana Delise Claich Cassol, mensagem lida no ato formal de reconhecimento do Professor Emérito 2021.

“No Dipp, não há sala da diretora. A direção é um espaço amplo, onde todos podem estar. Fazer com que os alunos sentissem medo da equipe diretiva nunca foi a intenção de Ana Delise, pelo contrário, ela acredita em conversas abertas e em dar chances. Embora seja firme – uma ‘tigra’ – quando é preciso. “Quando o aluno tem medo da diretora é porque a única metodologia utilizada é a da ameaça. Nesses casos, não existe liberdade para o estudante”. Leia mais: https://www.neipies.com/da-sala-de-aula-para-o-mundo/

Título Professor Emérito

Através de lei municipal, anualmente, um professor em atuação na rede municipal de ensino em Passo Fundo, RS, é homenageado. O reconhecimento é prestado pelo município por meio de indicações dos educadores de todas as escolas. A escolha foi efetuada através de consulta on-line.  

A entrega do título foi feita oficialmente pelo Município no dia 12/11/2021.

Créditos foto de capa: Diogo Zanatta

Outras fotos: Divulgação/arquivo pessoal/ Márcia Machado/CMPF

Edição: Alex Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA