Jamais seremos perfeitos

1139

Infelizmente, gurus modernos e livros de autoajuda barata não se cansam de afirmar que devemos focar apenas em nossos pontos positivos.

É difícil, para qualquer um, aprender a conviver com seu lado obscuro. Todos nós deveríamos adquirir consciência do mal que carregamos. Infelizmente, gurus modernos e livros de autoajuda barata não se cansam de afirmar que devemos focar apenas em nossos pontos positivos.

Outras vertentes do pensamento, como a Psicanálise, focam mais naquilo que nos incomoda e, quer desejemos ou não, faz parte de nós. Não está no outro, no vizinho. No colega de trabalho, no partido político, no sistema. Sendo parte de nossa natureza em termos de espécie, está em todos.

Outra linha da psicologia a trabalhar muito bem com esse “eu nefasto” é a Psicologia Analítica. Fundada por Carl Gustav Jung na primeira metade do século passado, ela tem um conceito específico para se referir a isso: sombra.

A sombra é, segundo Jung, parte de nossa estrutura psíquica. É aquele aspecto rejeitado de nós mesmos que, muitas vezes, nem ousamos admitir, repleto de egoísmo e violência. A sombra não deseja nada além de satisfazer seus próprios desejos, pouco se importando com questões morais.

Quando não conseguimos suportar nossos piores defeitos, os projetamos nos outros.

Não devemos nos surpreender, assim, com notícias sobre pessoas que, gritando contra a corrupção, acabam elas próprias sendo presas por cometerem tal delito ou crimes piores.

Pelo mesmo motivo, é bom desconfiar de alguém muito esforçado em passar uma boa imagem de si mesmo, em parecer dócil e correto. Pode ser alguém que, tendo dificuldade em suportar sua própria sombra, a projeta nos outros e, ao mesmo tempo, faz um esforço hercúleo para a esconder de si.

Ninguém é “bonzinho”. O santo e o sábio são idealizações, objetivos inatingíveis. Servem para nos auxiliar em nossa busca pela perfeição.

Precisamos, no entanto, ter consciência de que jamais seremos perfeitos. 

Você já parou para pensar quais são os aspectos mais sombrios da sua personalidade? A Sombra é um assunto que muitas pessoas não gostam e evitam falar sobre. Assista: https://youtu.be/YohTU-38s00?t=99

Sugestão de uma prática pedagógica – (Aulas de Filosofia ou Ensino Religioso –Anos Finais do Ensino Fundamental

Agora que você já leu o texto, responda:

1) Quais são seus três defeitos mais aparentes?

2) “Quando não conseguimos suportar nossos piores defeitos, os projetamos nos outros.” Explique, com suas palavras, esse trecho.

3) Usamos as palavras sem parar para pensar em seu real significado. O que é um defeito?

4) Se, conforme afirma o texto, jamais seremos perfeitos, de que adianta, então, buscar a perfeição?

4) Depois de assistir ao vídeo Como limpar sua sombra (https://youtu.be/YohTU-38s00?t=99 ), faça um breve resumo do que você entendeu.

Autor: Aleixo da Rosa

Edição: Alex Rosset

1 COMENTÁRIO

  1. Um texto com uma proposta pedagógica excelente . Gratidão por nos brindar com mais essa reflexão e sugestão.

DEIXE UMA RESPOSTA