Projeto Moinhos – Literatura em Movimento

967

No próximo dia 09 de março, em uma quinta-feira, terá início na cidade que leva o título de Capital Nacional da Literatura, um projeto inovador, descentralizado e com foco em literatura, trata-se do Projeto Moinhos – Literatura em Movimento, uma inciativa da editora e produtora cultural Projetos Sorrisos (https://instagram.com/projetossorrisos?igshid=NmE0MzVhZDY= ).

O Projeto Moinhos: Literatura em Movimento, é um projeto híbrido de natureza descentralizada, itinerante, democrática, de incentivo à produção literária e à leitura, projeto que conta com 32 profissionais gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul, profissionais experientes, envolvidos com literatura em seus vários desdobramentos, entre eles: autores, editores, ilustradores e contadores de histórias.

Idealizado pela escritora, contadora de histórias e produtora cultural Luciana Marinho Albrecht em 2018, o Moinhos teve seu projeto piloto em parceria com a Sociedade dos Poetas Vivos de Passo Fundo em 2020, uma ideia que evoluiu e concorreu no edital estadual PRÓ-CULTURA FAC Publicações da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, sendo contemplado em 2022.

O Moinhos conta com a coordenação de núcleo artístico do professor e escritor Aleixo da Rosa e coordenação de redes sociais e meios digitais da arquiteta e escritora Stefani Pinheiro Paludo e a coordenação geral de Luciana Marinho Albrecht.

O projeto foi planejado para acontecer em 03 períodos do ano de 2023, na nona região funcional do Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de Passo Fundo/RS.

As três edições do projeto acontecerão em locais diversos, físicos e virtuais, fechados e a céu aberto, de fácil acesso à população, como livrarias, o teatro municipal Múcio de Castro, o auditório da Academia Passo-Fundense de Letras, praças e também na internet através das redes sociais e plataforma Youtube. Os locais onde acontecerão as intervenções presenciais têm forte relação histórica e cultural com a cidade de Passo Fundo.

O projeto ainda prevê a distribuição de 200 obras literárias para as escolas públicas, ongs e demais participantes dos eventos.

Como a própria autora do projeto se refere a ele, “o Projeto Moinhos será uma explosão de literatura na cidade, é a literatura viva e circulante”.

Para saber mais sobre o Moinhos e acompanhar a vasta programação e as datas dos eventos confira as redes sociais oficiais do projeto:

Facebook: https://www.facebook.com/projetomoinhos?mibextid=ZbWKwL

Instagram: https://instagram.com/projeto_moinhos?igshid=NmE0MzVhZDY=

Youtube: https://youtube.com/@moinhosliteraturaemmovimento

DEIXE UMA RESPOSTA