O que podemos fazer com as folhas secas caídas das árvores

6893

As folhas secas de uma árvore são poemas lindos que podemos rimá-los em nossos jardins e vasos de plantas. Antes de as jogá-las no lixo veja se nelas consegue ver a poesia da sua alma.

Sempre gostei de ler o filósofo e escritor Voltaire que participou do movimento do Iluminismo na França e deixou grandes ideias para a posteridade e é com ele que começo este meu texto dizendo nas suas belas palavras “um ancião é uma grande árvore que, já não tendo nem frutos nem folhas, ainda está presa à terra.” Sim, as árvores também envelhecem. Elas têm vida própria e precisam trocar de vestes vez ou outra, por isso as suas folhas secas caem no chão das nossas calçadas, canteiros ou ruas.

Muitas pessoas acham feio aquele monte de folha seca “sujando” a sua calçada. Não sabe da belezura que tem em casa. Acha sujeira na natureza. Não tem olhos para ver apenas para enxergar. Não olha as coisas com amor e sim com aquela espetacular arte de julgar tudo. As folhas secas formam tapetes no chão e são levadas pelo vento para adubarem jardins e servem para fazermos muitas coisas.

A queda das folhas é um processo natural e acontece para que árvores e plantas se protejam e se mantenham nutridas durante o inverno. Em lugares de mata preservada, o solo onde são reunidas quantidades significativas de folhas secas é escuro. Isso é sinal de que a terra está devidamente adubada e fertilizada por conta das folhas que caíram. Outro aspecto importante desse fenômeno é a retenção da umidade no solo, que, aos poucos, se alimenta dos nutrientes que chegam até ele.

Tem gente que com muita raiva pega a vassoura e todas as manhãs varre a frente de casa, tirando aquele lixo da sua porta. As folhas secas são chamadas de lixo por aqueles que não sabem apreciar a natureza. Existe até gente que briga e já se desentendeu com o vizinho porque as folhas da sua árvore caem no seu quintal sujando tudo. É uma briga feia. Conheço vizinhos que já foram parar na justiça por causa disso. A coisa é séria.

Como se sentem as árvores diante de tudo isso? Como se sentiria você se alguém brigasse por que deixou o seu coração cair em outro corpo?

Seu coração que para você tem tanto valor e para o outro significa sujeira e lixo. Assim sentem-se as árvores. As suas folhas caídas não são lixo elas são as vestes trocadas num outono necessário para ficarem mais bonitas com novas folhas verdes. As folhas secas não deveriam incomodar ninguém. Sei que é chato ficar varrendo o tempo inteiro a calçada por causa de tantas folhas caídas da sua árvore, mas isso não significa que seja preciso derrubá-la.

Muitas pessoas têm o costume de podar a copa das árvores e deixarem apenas no tronco porque estão cansadas de limparem a frente de casa com tantas folhas secas espalhadas pelo chão. Estão cansadas de reclamações dos vizinhos. Não sabem elas que essas folhas podem impedir que as suas ruas se alaguem retendo água da chuva, podem servir para adubar outras plantas, fazer um chá medicinal ou decorar uma página de livro.

As folhas secas podem servir para várias coisas. Uma delas é a beleza de decorar salas e quartos através das artes visuais. Alguns artistas usam as folhas secas para fazerem quadros com a ajuda de alguns produtos químicos que vão conservar aquelas folhas secas por muitos anos. Tem pessoas que guardam uma folhinha seca como lembrança de um momento lindo ou de um lugar especial.

Eu, certa vez, ganhei de presente uma folhinha seca de uma mangueira que fica num terreiro de Candomblé na cidade do Rio de Janeiro. Foi um dos maiores presentes que já recebi até hoje. A mãe de santo trouxe para mim quando veio visitar a minha cidade. Guardei a folha dentro do meu livro de poemas de Florbela Espanca dividindo os poemas “Eu” e “Ser Poeta”. Os marcadores de páginas dos meus livros físicos são todos feitos de folhas secas. Eu, particularmente, acho-os lindos. Uso um verniz indicado por um professor de artes visuais que me ensinou a como conservar por muito tempo a minha folha seca. Apenas isso.

Outro dia, vi uma amiga usando um lindo colar com um pingente de três folhas secas também envernizadas. Achei a coisa mais bela do mundo e desejei muito aquele colar para mim. Pedi para ela, mas claro que não recebi. Ela disse que foi presente do seu primo e até falou do bom gosto do rapaz. Realmente ele sabe bem como agradar uma mulher.

As folhas secas podem servir para adubarem outras plantas e assim servirem de nutrientes.

Lá no parque onde caminho é uma belezura de se ver as folhas secas caídas pelo chão e as pessoas pisando nelas sem nem reclamarem de nada, as poças de águas que costumam ficar paradas em cima delas à espera de que o sol venha secá-las e deixá-las ainda mais bonitas. Ah! Como eu amo as folhas secas do meu velho cajueiro!

Conheço empresas de cosméticos que usam as folhas secas das árvores para fazerem produtos de beleza e até mesmo muitas delas servem como essências para perfumes cheirosos e maravilhosos. Também tem aqueles sachês cheirosos que servem para perfumarem as nossas roupas guardadas em maleiros ou até mesmo guarda-roupas. Sim, as folhas secas servem para muitas coisas mesmo e você pode experimentar isso usando a sua criatividade.

A minha mamãe na sua juventude para sobreviver contou-me quando tive a ideia de escrever este texto e descobri a sua importância de que na juventude ela fazia perfumes com folhas secas que colocava dentro dos vidrinhos junto com outras essências e ficavam cheirosos por demais. Vendeu muitos perfumes feitos assim e com isso conseguiu comprar o leite para o meu irmão mais velho.

Na minha cidade tem calendário para os garis limparem as folhas secas caídas pelo chão. O prefeito acha que as árvores sujam as nossas ruas e por isso é preciso que de vez em quando elas sejam podadas e as suas folhas secas retiradas dos canteiros. Eu nem acho que fosse necessário isso porque não vejo mal algum num tapete feito de folhas secas cobrindo a mãe terra, protegendo-a do frio e do sol.

Acho que a natureza sabe cuidar de si sem interferência do homem. Se as folhas caem das árvores é porque, certamente, elas são necessárias ao chão. Os homens têm mania de mexer com o movimento da natureza. Ele não se contenta em mexer apenas com as tradições e costumes dos povos que vive a colonizar e roubar deles as suas culturas.

Para aquelas pessoas que realmente precisam se desfazer das folhas secas das suas árvores recomendo que as coloquem dentro de uma caixa de papelão para que o carro do lixo possa levar. Às vezes não temos tempo de decorar as nossas casas e nem sairmos à procura de quem quer folhas secas porque nem vamos encontrar quem queira assim com facilidade. E são tantas as folhas na verdade, não é mesmo? O tempo não nos permite pensar ou esperar por nada… o tempo nos consome  e consome a nossa paciência.

As folhas secas adubam o solo e isso é maravilhoso para quem gosta de plantas. Há um tipo de processo chamado de compostagem que é produzido com folhas secas e ocorre a partir de um processo diferenciado da compostagem tradicional. A principal diferença está no fato de como a matéria orgânica se decompõe. No caso do método tradicional, o calor gerado torna o ambiente propício para que as bactérias transformem o material orgânico em matéria orgânica.

A compostagem com folhas secas se dá pelo processo denominado frio, em que os fungos as transformam em matéria orgânica. O tempo de transição é outro ponto que marca diferença entre ambas. Enquanto a compostagem tradicional ocorre, em média, 3 meses, o composto de folhas pode atingir a maturidade em até 3 anos.

O principal benefício da compostagem com folhas secas é que ela promove condições que fornecem nutrientes ao solo e às plantas. Isso implica na melhoria da estrutura da terra. Por esse motivo, é considerada um condicionador de solo.

Ademais, ajuda a suavizar solos pesados, como os argilosos; possibilita a retenção de água, favorecendo assim a irrigação, estimula a atividade biológica, criando um ambiente de micro-organismos que ajudam a prevenir as pragas.

A maioria das folhas secas das árvores Castanholas quando pegas nas mãos se desmancham feito vidro. Você pode optar por usá-las como adubo no seu jardim, no seu vaso de planta que tem em casa, no apartamento ou no seu quintal. Se forem muitas e você não tiver o que fazer, infelizmente, será necessário conseguir uma caixa de papelão e jogá-las no lixo. Mas, antes de fazer isso procure ver se não existe perto de você alguém que esteja precisando delas para adubar o jardim ou coisa parecida.

Os nossos indígenas sabem muito bem como utilizar as folhas secas caídas das árvores.

Podemos descobrir com eles o que fazermos com elas além de adubarem as nossas hortas e jardins. Uma pesquisa na internet ou uma conversa com um deles seria maravilhoso.

Se for necessário descartar as folhas secas, lembre-se do cuidado com o meio ambiente e nunca as coloque em sacos plástico para o carro do lixo levá-las. Os sacos plásticos levam anos para se decomporem e podem prejudicar o meio ambiente. Evite qualquer tipo de plástico para embalar o seu lixo. Coloque as folhas secas dentro de uma caixa de papelão ou numa sacola ecológica que possa ser reaproveitada e feita por você mesmo.

No outono, as folhas secas costumam a caírem bastante das suas árvores e isso é um presente para o nosso solo. Um espetáculo divino que a natureza nos presenteia e ajuda o meio ambiente economizando energia, sabiamente, para a aridez do inverno que se aproxima. Tudo na natureza é perfeito. Não mexa com as nossas árvores e plantas. Os deuses sabem o que fazem.

Um dos maiores desastres da atualidade é vermos as pessoas, mesmo as que se dizem cultas e instruídas, desvinculadas da natureza.

Não gostam de pisar no chão para não sujarem os seus pés, não apreciam a teia que uma aranha teceu, não curtem o cheiro das flores em um jardim e acham que folhas secas dão muito trabalho e só servem para sujar as suas portas de casa. O ser humano perdeu a sua identidade com a natureza e vive preso aos objetos eletrônicos que não sujam e não dão trabalho, mas que ao contrário das folhas secas são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Troque o seu celular por um momento de contato com o meio ambiente. Pise no chão e sinta a terra acariciar os seus pés.

É tão triste ver o solo sendo varrido e contemplar depois ele nu, completamente nu. Como se as suas vestes tivessem sido arrancadas abruptamente. Como se elas não lhe servissem mais. Sentindo frio e desprotegido. Quem gosta de ficar nu diante de estranhos? Deixe a natureza agir, não interfira no seu movimento. Ela sabe o que é melhor para si.

Para finalizar deixo vocês com o pensamento de John Keats que nos diz “se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo.”

As folhas secas de uma árvore são poemas lindos que podemos rimá-los em nossos jardins e vasos de plantas. Antes de as jogá-las no lixo veja se nelas consegue ver a poesia da sua alma.

Autora: Rosângela Trajano

Edição: Alex Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA