Meninos pensantes, sábios e capazes de solucionar problemas

1211

Apresentamos pequenas histórias de meninos que sabem muitas coisas e que acreditam no poder de suas ideias. Meninos que sabem gerenciar suas emoções, que sabem superar suas tristezas, que lidam com as surpresas da vida e que não tem medo de lidar com suas tristezas.

A partir de cada pequena história, seguem propostas de atividades pedagógicas que podem ser aplicadas com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental.

O menino que gerenciava as suas emoções

Era uma vez um menino que aprendeu a gerenciar as suas emoções, ou seja, ele não perdia o controle das coisas, nunca ficava nervoso ou tenso demais e sabia o momento certo de chorar.

O menino que gerenciava as suas emoções sempre se saía bem nas rodas de conversas e nas provas da escola. Não precisava estudar muito tempo, bastava o suficiente.

O menino gerenciava as suas emoções com cuidado. Claro era que quando não suportava mais a raiva ele falava com a pessoa sobre o que estava o aborrecendo, mas nunca explodia.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é gerenciar?

2 – Por que devemos aprender a gerenciar as coisas?

3 – Como gerenciar as nossas emoções?

Desenhe você gerenciando as suas emoções.

O menino tristonho

Era uma vez um menino bonito e educado que dizia ter uma tristeza grande dentro de si, uma espécie de vazio. Quiseram preencher o vazio do menino com uma bicicleta, um trem elétrico, um urso de pelúcia, mas nada disso foi suficiente. O vazio só crescia dentro do menino e a sua tristeza também.

Certo dia, o menino encontrou um amigo que gostava de ouvir os vazios das pessoas. E ficou conversando com ele a tarde inteira. Esse amigo emprestou-lhe um pensamento bom para guardar dentro do vazio. Pela primeira vez, o menino sentiu-se um pouco aliviado da sua tristeza. Porém, não sabia o que significava aquele pensamento bom do seu amigo, mas voltou no dia seguinte e pediu mais pensamentos bons para colocar dentro do seu vazio e assim foi preenchendo o vazio de pensamentos bons, de forma que a tristeza foi embora e nunca mais voltou.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é a tristeza?

2 – O que é o vazio?

3 – Por que sentimos um vazio dentro da gente sempre que estamos tristonhos?

Desenhe você recebendo um pensamento bom.

O menino surpreso

O menino surpreso, às vezes sentia alegria com as coisas e noutras ficava triste. Dependia da surpresa. Há surpresas boas e outras não.

Mas quando queriam tomar uma das estrelas do seu céu, ficava surpreso e triste com aquela pessoa, pois não esperava que alguém pudesse ser mal com uma criança.

O menino surpreso sentia o coração bater mais forte e as mãos suarem com o tamanho da surpresa. Mas era apenas um menino como todo outro que gostava de surpresas boas.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é uma surpresa?

2 – Por que há surpresas boas e más?

3 – Como você fica com uma surpresa boa?

Desenhe você se surpreendendo com um amigo.

O menino dos problemas

Era uma vez um menino com muitos problemas. Ele não sabia mais o que fazer com aqueles problemas que enchiam a sua cabeça. Então, ele teve uma grande ideia.

O menino dos problemas foi olhar as montanhas, os rios, as árvores e os pássaros, entregou a cada um deles um pouco dos seus problemas.

Daquele dia em diante, o único problema do menino era cuidar das suas galinhas barulhentas, pois entregou à natureza tudo aquilo que o perturbava.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que são problemas?

2 – Por que os problemas nos sufocam?

3 – Como os problemas nos afligem?

Desenhe você resolvendo um problema.

Autora: Rosângela Trajano

Edição: Alex Rosset

DEIXE UMA RESPOSTA