Conhecendo Islamismo pelos testemunhos de um religioso

2559

Radwan Mohamad Jehani,
nascido em Trípoli, Líbia, em 1960,
é uma referência importante na difusão
dos conhecimentos e das práticas
do islamismo no Brasil.


Atualmente, mora em Passo Fundo, RS, onde, quando pode, a convite dos professores e professoras, recebe estudantes na única mesquita da cidade, como também vai à escolas para falar e esclarecer dúvidas dos mesmos sobre a cultura e a religião muçulmana.

Radwan já exerceu o ofício de professor, tendo Licenciatura da letra árabe e estudos alcoranicos da faculdade de Educação da Universidade de Trípoli, em 1984. Também já trabalhou como Corregedor do Jornal bilíngue Makka, de São Bernardo do Campo e do Jornal A Liga. É também representante do Centro de Divulgação do Islam na América Latina, em Passo Fundo, desde 1997.

Coordenador do abate islâmico na Frangosul, por 14 anos. Presidente, por 5 mandatos, da Sociedade Beneficiente Muçulmana de Passo Fundo, a mesma que mantém e organiza a Mesquita. Também é diretor regional do ILAEI (Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos) desde 2013. Representa o Islamismo no CONER (Conselho do Ensino Religioso) em Passo Fundo.

Mora no Brasil desde o ano de 1989 e em Passo Fundo, RS, desde 1997. Brasileiro, casado. Constituiu família aqui, sendo pai de um filho (que foi um abençoado estudante meu no Ensino Médio).

Conheçamos Radwan Mohamad Jehani, por ele mesmo e por seus testemunhos da prática islâmica.

SITE NEIPIES: Irmão Radwan, descreva-nos, de forma breve, como iniciaste a sua caminhada na difusão dos conhecimentos do Islamismo?

RADWAN: Desde ano 1985 fui contratado pela Secretaria do Ensino do Tripoli para Ensino Religioso do Alcorão nas escolas da rede do sul de Tripoli e fiquei até outubro do ano 1987. No ano 1988, já estava no Brasil, fui contratado pelo Centro de Divulgação do Islam para America Latina – CDIAL de São Bernardo do Campo SP para ensinar o Alcorão e os princípios para muçulmanos brasileiros em alguns cidade do grande ABC paulista e revistar a redação da parte árabe do jornal Makka .

No ano 1994, fui contratado pela Liga Cultural Arabe Brasileira – LICAB de Guarulhos –SP para revisar a parte árabe do jornal árabe português A LIGA e promover curso de idioma árabe que a LICAB oferecia particularmente à população daquela cidade.

No ano 1997, o CDIAL me enviou a Passo Fundo por dois motivos: representar o CDIAL no RS e acompanhar os procedimentos da produção e exportação de aves mercado islâmico.

No ano 2006, ajudei a fundar a Sociedade Beneficente Muçulmana de Passo Fundo SBMPF.

SITE NEIPIES: Como é estar e viver no Brasil há tantos anos, um país que se proclama laico e que respeita os diferentes credos e crenças?

RADWAN: Desde a minha chegada ao Brasil, sempre procuro fazer e manter amizades sinceras e duradouras. O povo brasileiro é laico pela natureza. Ele gosta de respeitar os outros e seus credos. Isto me fez que amar o Brasil e permanecer no Brasil todo este tempo e adotar o Brasil minha pátria amada.

SITE NEIPIES: Ainda manténs laços de família e de amizade com Trípoli, Líbia, sua terra natal?

RADWAN: Sim, estou com contatos diretos com meus familiares e com meus amigos na Libia, através das redes sociais.

SITE NEIPIES: Um brasileiro pode ser muçulmano? O que significa a palavra muçulmano?

RADWAN: Qualquer pessoa do mundo pode ser um muçulmano e a palavra muçulmano quer dizer “quem adota e segue a doutrina da religião do Islam”.

SITE NEIPIES: Poderias apresentar algumas palavras ou expressões da língua árabe para satisfazer um pouco as nossas curiosidades linguísticas?

RADWAN: Assalamo alaikom: A Paz esteja convosco/ Chukran: Obrigado/ Ma assalama: tchau!

SITE NEIPIES: Tiveste breve experiência como professor. Conte-nos. Na sua visão, qual é a importância da educação na formação dos jovens do Brasil e do mundo?

RADWAN: O papel da educação tem grande importância na formação de jovens e pela inclusão dos jovens no sistema social, pois o Brasil está em desenvolvimento e necessita de pessoas preparadas para um bom Brasil. É preciso que a sociedade compreenda a importância para vencer problemas como discriminação, vergonha, preconceito e intolerância religiosa.

SITE NEIPIES: Como, quando e porquê surgiu a Sociedade Beneficiente Muçulmana de Passo Fundo e a construção da Mesquita?

RADWAN: No ano 1999, quando cheguei a Passo Fundo e muçulmanos passaram a trabalhar nos abates de aves nos frigoríficos da cidade. Esses muçulmanos começaram praticar as orações junto nas suas residências; depois acharam que era uma grande necessidade de ter um lugar comum que podem se encontrar para praticar suas orações, encontros e ter um endereço para receber os curiosos e amigos dos muçulmanos que buscam o conhecimento sobre a religião muçulmana. Em 2003, foi alugado um espaço para esses fins e, em 2006, inauguramos oficialmente esta como uma entidade religiosa, a SBMPF. Em 2011, foi inaugurada a sede permanente, a SBMPF, no atual endereço.

SITE NEIPIES: Participas há muitos anos do CONER Seccional Passo Fundo, o Conselho do Ensino Religioso. O que aprendeste, nestes anos, no convívio das diferentes crenças e denominações religiosas?

RADWAN: Aprendi como a conviver bem com todos os seres humanos de diversos credos com respeito, paz e harmonia. Aprendi que as diferentes crenças podem contribuir em favor de uma sociedade saudável de paz e amor, sociedade de sucesso. Através do CONER, aprendi que é possível criar gerações educadas, respeitosas através das suas crenças. Vi como é importante papel das denominações religiosas em orientar e conscientizar as sociedade para o bem comum.

SITE NEIPIES: Como o Islamismo e a difusão dos conhecimentos islâmicos é organizada no Brasil? Tem alguma hierarquia de poder?

RADWAN: Os muçulmanos obedecem em primeiro lugar as ordens e mandamentos de Allah que é o Criador e depois seguem as orientações do Profeta Muhammad que são explicações da Palavra de Deus no Alcorão Sagrado, mas não existe uma hierarquia de poder. Cada muçulmano ou uma comunidade devem seguir as ordens de Allah e os ensinamentos do Profeta Muhammad e somente obedecem a quem seguir este caminho.

SITE NEIPIES: Quais foram as maiores curiosidades que estudantes já lhe perguntaram em suas palestras em escolas ou em visitas à mesquita?

RADWAN: A crença do muçulmano, a visão do muçulmano a Jesus Cristo, o casamento islâmico, a relação do Islam com o terrorismo, comer a carne de porco.

SITE NEIPIES: Estamos no mês do Ramadan. O que significa o Ramadan para os muçulmanos?

RADWAN: Ramadan é o nono mês do calendário lunar islâmico. É um mês de jejum obrigatório para cada uma muçulmano e muçulmana. O jejum no Islam é uma forma de adoração a Allah por meio da abstenção da comida e bebida, assim como das relações sexuais e outras coisas que anulam o jejum, do começo da alvorada até que o sol se ponha. O jejum é experimentar a dificuldade que é não ter o que comer, é uma recordação da situação difícil em que os pobres vivem, diariamente

SITE NEIPIES: Por que muçulmano precisa sempre explicar-se quando é apresentado em um lugar novo? Qual é a maior desconfiança que se tem no mundo e no Brasil?

RADWAN: É um resultado de ódio, preconceito e discriminação que os muçulmanos sofrem também pelas acusações infundadas sobre a ligação o Islam com o terrorismo. Ao invés de acusar e culpar os verdadeiros terroristas bem conhecidos, a religião muçulmana é acusada pelo terror, a religião que contribuiu nas ciências, conhecimento e sabedoria em vários partes tipo Álgebra, Química, Matemática, medicina e etc.

SITE NEIPIES: Quais são pilares da fé islâmica?

RADWAN: Crer em Allah como único criador de tudo, crer no anjos, livros sagrados revelados aos mensageiros, crer em profetas e mensageiros de Deus, crer no dia de Juizo Final e crer na predestinação.

SITE NEIPIES: Quais são os pilares da prática islâmica?

RADWAN: Testemunhar que não há divindade real a não ser Allah e que Muhammad é seu servo e mensageiro, praticar cinco orações diárias, pagar o Zakat (contribuição anual), jejuar no mês de Ramadan e peregrinação a Meca.

SITE NEIPIES: Como o Islamismo vê as mulheres e os jovens nas vivências e práticas religiosas?

RADWAN: Os deveres no Islam são direcionados para qualquer um muçulmano e muçulmana jovem ou idoso, desde o momento que atingir a idade de puberdade e ter consciência e ser responsável pelo seus próprios atos, mas as mulheres tem algumas facilidades conforme da sua natureza física.

SITE NEIPIES: Como o Senhor vê os esforços de líderes religiosos mundiais em promover o diálogo e a paz entre as diferentes religiões no mundo?

RADWAN: Positivo, mas precisa que esses esforços consigam apoio, confiança e credibilidade das comunidades e governantes justos. O diálogo é um recurso mais eficaz do que as guerras e sem custos e sem vítimas. Através dos diálogos religiosos podemos manter a paz na planeta.

SITE NEIPIES: Como o Islamismo trabalha com os imigrantes islâmicos de outros países do mundo, mas que se reúnem na mesma Mesquita?

RADWAN: Todos os muçulmanos, imigrantes ou brasileiros, frequentam a mesquita e participam nas atividades da comunidade. Além disso nós recebemos na mesquita qualquer uma pessoa que para lá se dirige em busca de qualquer tipo de ajuda e tentamos fazer o máximo para ajudá-lo. Nessa época da pandemia, transformamos a mesquita como um ponto de arrecadações para todos os imigrantes, independente da sua crença. A nossa campanha de doação atendeu os imigrantes que moram em Passo Fundo.

SITE NEIPIES: Uma frase que defina os seus sonhos

RADWAN: Que a paz de deus ilumine os corações dos seres humanos e os una para o bem de nosso planeta.

SITE NEIPIES: Uma frase sobre o mundo, na atualidade.

RADWAN: O mundo precisa de fortalecer seus laços com Allah nosso criador e distanciar de fanatismo, desconfianças, conflitos e guerras e usar a arma de conhecimento e sabedoria para construir um mundo melhor e viver em paz.

SITE NEIPIES: Qual é a grande mensagem do Islamismo para o mundo e para toda humanidade?

RADWAN: Uma declaração de Allah para tudo mundo: “13.Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.



Conheça também, neste vídeo do Educa Brasil, as origens e a história do Islamismo no mundo e no Brasil.

Foto: Zheng Huansong/Xinhua


***

Sugestões para uma prática pedagógica

Questões para aprofundar conhecimentos da cultura e da história dos muçulmanos no mundo e no Brasil.

Esta atividade pode ser aplicada a estudantes do sétimo ano, segundo trimestre, Unidade temática “Manifestações religiosas/crenças religiosas e filosofias de vida”, Objeto de Conhecimento: “Lideranças religiosas” e “Habilidades”: reconhecer papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas/identificar lideranças religiosas presentes no espaço municipal e suas contribuições à formação espiritual/exemplificar líderes religiosos que se destacam por contribuições à sociedade.

  1. Conheça este material sobre a origem e história do Islamismo no Mundo e no Brasil (https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/islamismo). Faça um resumo desta matéria.
  • O que marcou você na trajetória deste líder Radwan Mohamad Jehani da religião muçulmana em Passo Fundo, RS?
  • Se Islam significa paz, porque o Islamismo ainda é visto com desconfiança e preconceito no mundo e por algumas pessoas no Brasil?
  • O Ramadan é uma das celebrações ou festas mais importantes no Islamismo. Pesquisar na internet e fazer um breve resumo deste acontecimento tão importante na vida dos muçulmanos.
  • Você gostaria de conhecer uma mesquita? Como você imagina a mesquita dos muçulmanos? Faça pesquisa e traga informações e fotografias.
  • Você conhece a história de algum imigrante, que siga o Islamismo na cidade onde você mora? Se sim, que tal fazer uma entrevista com esta pessoa ou a gente marcar um papo com a turma toda.
  • Você acha que o Brasil é realmente um país com vocação laica e que respeita as diferentes crenças trazidas pelos imigrantes de vários países do mundo? Justifique sua resposta.



Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA