Manifestações no Brasil

As manifestações são um grande exercício de cidadania e fazem parte da democracia.

106

Todos tem direito de manifestar-se, seja no dia 13 ou 15 de março ou qualquer dia que resolver paralisar para tornar públicas suas reivindicações. O que sempre está em análise pelo conjunto da população são as razões e motivações para manifestar-se. Se fosse para manifestar repúdio e insatisfação pelas recentes descobertas de corrupção e para exigir uma grande Reforma Política, eu também estaria nas ruas no dia 15 de março. Mas como a motivação é Fora Dilma, tô fora!

O Brasil não resolve a corrupção que grassa nossas instituições, poderes da república, empresas e governos com o Impeachment de Dilma. Este é o caminho para não resolver nada e para deixar tudo como está. A corrupção revela-se endêmica, sistemática e será enfrentada, de fato, quando os brasileiros encararem a mesma como um dever cívico, mudando suas posturas passivas e desafiando-se à vigilância e denúncia permanente e sistemática, em todas as esferas em que ela possa ocorrer. Também exigindo que as investigações possam prosseguir e os culpados sejam punidos com os rigores de nossas leis. Também avançando em mecanismos de combate e controle, aumentando a transparência da aplicação dos recursos que envolvem o dinheiro e os interesses coletivos da nação.

[quote_center]A corrupção tem de ser vista como um problema suficientemente sério para ser levado a sério.[/quote_center]

Tenho dúvidas se brasileiros tem esta consciência ou se já tomaram para si a corrupção como um “problema suficientemente sério para ser levado a sério”. No meu modesto entendimento, temos hoje uma percepção maior dos males que a corrupção nos causa, mas ainda disputamos o combate à corrupção como uma bandeira ou plataforma de disputa do poder (dos que apóiam ou dos que são contra o governo). Esta situação agrava ainda mais nossa descrença na política e na democracia como formas de resolver e encaminhar os problemas da coletividade (bem-comum).

O debate, desta forma, está mal posto, dando margem à ideias errôneas de uma crise generalizada de corrupção. Sou da opinião de que precisamos de um pacto, cuja maior base é o bom senso: deixemos o Judiciário, o Executivo e o Legislativo trabalhar no aperfeiçoamento do controle para o combate à corrupção. Deixemos também a economia e a produção funcionarem neste país.

Não sei a quem interessa paralisar o Brasil!

  • Diego Ecker

    Será que a corrupção já é um problema suficientemente sério para ser levada a sério no Brasil…. O que você acha…