O Programa tem como objetivo discutir,
promover e articular projetos de extensão
que tenham como foco a formação profissional continuada,
bem como a busca por soluções
inovadoras para os
desafios da educação, principalmente nas escolas.

O “Ensino e Inovação” é um Programa de Extensão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo, é um espaço de formação continuada para educadores, no qual estudantes em formação, também, podem participar.

Esse Programa, vinculado ao Centro De Cultura, Memória e Patrimônio, surgiu em função da demanda da comunidade regional, por um espaço para projetos e ações de estudo continuado na área das ciências humanas e das linguagens.

O Programa tem como objetivo discutir, promover e articular projetos de extensão que tenham como foco a formação profissional continuada, bem como a busca por soluções inovadoras para os desafios da educação, principalmente nas escolas.

Diante disso, o “Ensino e Inovação” abrange projetos centrados no educador e em estudantes, voltados à qualificação, atualização, aperfeiçoamento profissional e à educação continuada, buscando estudar, discutir, encontrar soluções e metodologias inovadoras para os desafios da educação, socializando os resultados obtidos.

Este Programa pretende articular o ensino, pesquisa e extensão, que agreguem projetos e ações em todos os níveis territoriais, sendo seu objeto de atuação o ensino, a educação continuada, tendo como princípio fundamental a inovação nas práticas pedagógicas em diferentes espaços escolares e não escolares.

Neste ano de 2017, o “Programa Ensino e Inovação” conta com quatro grandes Projetos de Extensão em desenvolvimento:

Grupos de Estudo na Universidade (GEUs): reúnem professores e estudantes, para o estudo em torno de um área, a fim de construir conhecimento de forma compartilhada, com a coordenação de um professor da UPF. Visam, também, provocar mudanças graduais nas escolas de educação básica, com experiências dinâmicas e inovadoras na sala de aula.

Neste ano de 2017 estão em funcionamento o GEUs de Filosofia, o de História e Letras, como Espanhol, Inglês e Português. Cada GE se realiza, com diferentes ações, como, estudo e discussão teórica, seminários e relatos de atividades práticas, oficinas, produção/elaboração de material didático, entre outras.

Bookcrossing: é um projeto global, que incentiva a prática de libertar livros para que outras pessoas os encontrem e leiam, para que cada vez mais as pessoas tenham acesso a um número maior de livros, leiam e compartilhem suas experiências de leitura. Nesse contexto, o Bookcrossing na UPF busca incentivar a leitura sustentável, motivando as pessoas a libertarem livros que já leram.

Para isso, o Projeto tem “pontos” em diferentes unidades da UPF: IFCH, FAC, FAED, FEAC, FM. Além disso, com o apoio da Rádio UPF, o Projeto possui um programa semanal, como forma de incentivar a leitura e a prática de libertação de livros, bem como diferentes projetos de leitura, autores regionais e outras propostas na área. Outras aliadas do Projeto são as redes sociais, que mobilizam os simpatizantes para a troca e libertação de livros.

Literatura em diálogo: é um Projeto que desenvolve atividades culturais, visando possibilitar o acesso à leitura e discussão de obras literárias, com vistas ao aprofundamento teórico das análises dos textos e à criatividade prática na abordagem metodológica da leitura. A proposta envolve acadêmicos de diferentes cursos da UPF, bem como estudantes e professores de escolas da Educação Básica das redes públicas de Passo Fundo e região.

Produção textual: escrita criativa na escola tem como objetivo geral proporcionar a qualificação de produções de textos de alunos oriundos de escolas públicas estaduais de ensino médio de Passo Fundo, bem como da UPF, tratando tanto o aspecto relativo à correção gramatical quanto às questões referentes à textualidade – coesão, coerência, situacionalidade, dentre outros. A proposta se realiza pelo oferecimento de oficinas para os estudantes de Letras, como capacitação para atuarem nas escolas, onde estarão interagindo e construindo uma prática de textos diferenciada.

 

Luciane Sturm
Coordenadora do Programa Ensino e Inovação
Professora do Curso de Letras IFCH/UPF