Um

O Papa é argentino e Deus não pode ser brasileiro, não depois que o Temer, aquele senhor que foi ao exterior para nos tornar menores, declarou que foi Deus que o colocou lá.

 

Dois

Hannah Arendt, um gênio do pensamento sutil, disse que o poder político é a capacidade de um povo agir em conjunto para ajudar a uma comunidade histórica fazer a sua história. Se ela tivesse pensado a partir do Brasil, teria sido menos idealista.

 

Três

Vivendo no Brasil a gente pode ser perguntar: como pode os povos nórdicos europeus acharem graça em viver num lugar em que tudo dá certo?

 

Quatro

Somos uma democracia racial e um povo cordial. Faltaria sangue espanhol ou inglês nas nossas veias abertas brasileiras para aceitarmos tudo como cordeiros?

 

Cinco

Talvez sejamos o único lugar do mundo em que quando um sujeito tem um empregado trabalhando para si, já pensa que faz parte da burguesia.

 

Seis

Se Aristóteles fosse brasileiro jamais teria dito que no meio está a virtude. Teria dito, antes disso, que no poder estão os medíocres (inclusive na linha sucessória).

 

Sete

É de Marx a célebre frase: nós humanos fazemos a própria história, mas não a história que queremos. Aqui, no Brasil, a vocação histórica para os golpes parece uma força motriz de destinação.

 

Oito

No Brasil os três maiores filósofos pop (Cortella, Pondé e Karnal) fazem sucesso criticando a literatura de autoajuda, dando palestras e escrevendo livros para cidadãos ávidos para ouvir, ler e rir das frases de autoajuda.

 

Nove

No Brasil se ridiculariza o politicamente correto para se ter o direito de fazer piada contra gay, negros e pobres. Os críticos do politicamente correto pensam que são inteligentes defendendo o politicamente incorreto.

 

Dez

No Brasil os comunistas e marxistas defendem a democracia e os direitos humanos e os liberais são conservadores e não dão um passo em defesa da Democracia, a não ser quando as oligarquias se sentem ameaçadas, aí dão golpe em “favor” da democracia.

 

Brasileiros são os outros. Brasileiros são religiosos, movendo-se em torno da Bola, da Bunda e do Bumbo. Confira!