Reconheço legítimas todas as manifestações, mas preciso discordar de que elas não tiveram foco. Tiveram sim um foco golpista: o Impeachment de Dilma. Impeachment é golpe por não termos razões objetivas e concretas de improbidade contra a presidente. Impeachment é golpe por atentar a democracia em um de seus pilares mais importantes: a vontade da maioria, através do voto. Eu acredito que deveríamos combater corrupção como um dever cívico de todos os brasileiros e combatê-la também através uma ampla e irrestrita reforma política. O sistema político, infelizmente, está podre e colabora com a corrupção institucionalizada que o país acaba de descobrir. A maldade ou a bondade não estão personificados numa única pessoa ou num único partido.

[quote_center]Combate à corrupção se faz com uma ampla
reforma política e com dever cívico dos cidadãos.[/quote_center]

Estamos perplexos pela maneira simplista e obsessiva com que alguns tratam da questão do impeachment! Não discutem nem apresentam as consequências de tal hipótese nem propõem nada de objetivo para combater a corrupção, como por exemplo, uma ampla e abrangente reforma política.

Minha opinião: combate à corrupção se faz com uma ampla reforma política e com dever cívico dos cidadãos (passando da passividade para cidadania ativa). O dia em que a Justiça condenar e punir os corruptos com rigor e a sociedade não tolerar mais nenhuma forma de corrupção, avançaremos no seu combate. Eliminar a corrupção é muito difícil, pois desde sempre a humanidade demonstrou-se vulnerável e corruptível!