A Dieta Vegetariana segue o conceito estabelecido
por aqueles que decidiram excluir as carnes, aves, peixes
e todos os outros produtos de origem animal de sua alimentação.

 

Nos últimos 5 anos cresceu o número de pessoas adeptas a uma dieta sem o consumo de carne, tendo em vista algumas questões ideológicas, de saúde ou religiosa. A Dieta Vegetariana segue o conceito estabelecido por aqueles que decidiram excluir as carnes, aves, peixes e todos os outros produtos de origem animal de sua alimentação.

A Dieta foi relacionada como uma alternativa para quem procura melhorar a qualidade digestiva, auxiliar na redução ou manutenção de peso, por ser composta de alimentos de baixas calorias (frutas, legumes e verduras em sua maioria) e por abolir alimentos de origem animal, contribuindo para deixar os níveis de gordura saturada e colesterol da alimentação extremamente baixos.

A alimentação dos seguidores da Dieta Vegetariana consiste no consumo de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras, leguminosas, cereais, nozes e sementes. Contudo, há alguns vegetarianos que apesar de não consumirem carnes e peixes, consomem ovos e produtos lácteos (ovo – lacto vegetarianos), há também aqueles que excluem também os ovos, porém consomem os leites e derivados (lacto – vegetarianos).

 

Conheça outras três importantes publicações da autora no site.

Fome emocional: pode?

Há um fator importante que deve ser observado, que ao restringir o consumo de alguns alimentos deixamos muitas vezes de ingerir nutrientes essenciais ao nosso organismo, especialmente nutrientes como vitamina B12, cálcio, ferro e zinco. O cálcio é um mineral que participa da formação e manutenção de dentes e ossos. Uma drástica restrição de seu consumo, longo prazo, pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose, assim como, redução da massa muscular.

Já a vitamina B12 é um micronutriente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal e utilizado na síntese de glóbulos vermelhos, atuando na prevenção de anemia.

O ferro é uma das maiores preocupações, ao se avaliar a alimentação dos seguidores da Dieta Vegetariana, pois assim como a vitamina B12 esse mineral é um componente fundamental dos glóbulos vermelhos, pois junto como a hemoglobina realiza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea.

As carnes são as principais fontes desse nutriente, que também são encontrados em verduras verde-escuras e leguminosas. Contudo, nesse caso, para ser absorvido é preciso a associação com a vitamina C. O zinco também encontrado nas carnes é fundamental para síntese de muitas enzimas assim como desempenha importante papel na formação de proteínas e divisão celular.

É extremamente necessário que os seguidores de dieta Vegetariana realizem frequentemente acompanhamento através de exames laboratoriais e sigam uma alimentação equilibrada em nutrientes e, se necessário, utilizem suplementação vitamínica e minerálica para manter o equilíbrio orgânico.